24/05/2016
Foi isso que a multinacional brasileira, Algar Tech – especializada em oferecer soluções de tecnologia da informação e contact center, fez. A empresa já trabalhava, desde 2011, com um programa que reconhecia os melhores colaboradores com prêmios, conforme as metas alcançadas. Como reconhecimento, eram dados vouchers e vales-compra. Porém, a diretora de recursos humanos, Marineide Peres, queria mais. Os objetivos de metas traçados pela empresa eram altos, então por que não incrementar o valor dos prêmios oferecidos? E foi assim que a empresa criou as Olimpíadas Top Performance.
A campanha Olimpíadas Top Performance estabelecia três referências de desempenho: absenteísmo, pontualidade e um terceiro fator relacionado ao contrato com o cliente: tempo de resposta ou a satisfação do consumidor. Um quarto indicador, que monitorava a taxa de desligamento das equipes, entrava em caso de liderança. O programa de incentivo foi dividido em quatro ciclos, de três meses cada. Para concorrer, o profissional precisava ter um desempenho maior que o estipulado ao longo do trimestre. Ao fim de cada período, eram sorteados prêmios, que consistiam em vouchers e vales-compra, além de motos e carro zero-quilômetro. Além de todos esses prêmios, os funcionários que tivessem resultados acima da média durante todo o ano, concorriam também a quantia de 200 mil reais.
A campanha criada pela Algar Tech chamou atenção de todos os funcionários. O maior prêmio foi disputado por 168 funcionários da empresa, que de um investimento de 200 mil reais em 2014, para campanhas de incentivo, passou a investir 800 mil reais em 2015, depois que o novo projeto foi colocado em prática.
Campanhas de Incentivo são importantes para motivar os colaboradores. Porém, nem sempre prêmios em dinheiro são a única solução. Há caminhos mais econômicos e ainda interessantes para aplicar um projeto.
Caso a sua empresa não possa fazer um programa como o da Algar Tech, outros caminhos também podem ser percorridos. A plataforma online de prêmios, Rewards Club, também sugere opções para as empresas usarem em suas campanhas, premiações que mesclam o resgate delas entre dinheiro e pontos. Através da plataforma, sua empresa terá uma campanha de incentivo personalizada de acordo com as suas necessidades e condições. Há um universo de programas para colocar em prática e gerar resultados positivos, além de criar um ambiente de trabalho melhor. Para algumas companhias, ter uma plataforma terceirizada para organizar os projetos de incentivo, é a melhor solução.
O caso da Algar Tech, que possuía estrutura e teve o apoio dos maiores gestores da empresa para colocar a campanha em prática, é diferente. E os resultados podem ser vistos em números: com o programa de premiação, o turnover de funcionários caiu ainda mais, de 5% para 4%, entre 2014 e 2015. Segundo Marineide, 70% dos gerentes de operações conseguiram alcançar a baixa taxa de desligamentos de suas equipes. Sobre pontualidade, 96% das operações foram cumpridas dentro do prazo pré-estipulado. E por fim, sobre abstinência, o desempenho dos gerentes subiu de 45% para 65%. A empresa, que viu na prática os resultados gerados, pretende manter o programa Olimpíadas Top Performance em 2016.