26/04/2016
A campanha consistia em dar aos clientes do cinema pontos que pudessem ser trocados por vantagens. Por exemplo, cada filme valia 100 pontos, e a cada 1000 pontos você tinha direito a um ingresso. Portanto, a cada 10 filmes que você assistia no cinema, você ganhava 1 entrada para uma próxima vez. Porém, essa contagem valia para filmes 2D. Quando o filme era considerado especial (IMAX, 3D), o valor a ser atingido para ter direito a vantagens era diferente: para filmes dentro dessa categoria, o cliente precisava acumular 1500 pontos. Quando havia algum evento no cinema, cada pessoa precisava ter 2000 pontos para ter direito a entrada.
Contudo, não adianta aplicar um programa de pontos para fidelizar seus clientes e não incentivá-los a utilizar essa vantagem. Para isso, o Scene Points não só oferecia ingressos grátis como também dava a opção de trocar seus pontos por produtos no cinema, tais como pipoca, refrigerante, doces, entre outros. Ao fazer isso, além de permitir que você use-os em combos, o programa também te recompensa com mais pontos por fazer essa escolha. Todo esse ciclo transforma o Scene Points vantajoso para os dois lados, a empresa ganha com o fluxo de cinéfilos e os clientes ganham arrecadando mais vantagens e se sentindo pertencentes a um grupo especial.
Havia também uma outra parte desse programa, o aplicativo Time Play. Cada pessoa que entrava na sala de cinema tinha que baixar o aplicativo para poder participar. O jogo acontecia da seguinte forma: antes de cada sessão começar uma série de jogos interativos, que passavam no telão, davam a chance da plateia conseguir mais pontos, a partir do uso do aplicativo. Os jogos poderiam ser individuais ou uma competição entre as pessoas que estavam na sala. Mais uma vez: entretenimento trazendo mais entretenimento, e por consequência, lucro para a empresa que adaptou tudo o que ela oferecia dentro de um mesmo programa.
O Scene Points é um bom exemplo de case de fidelidade por abranger resultados positivos tanto para o cinema, como empresa, quanto para quem o frequenta. Por fim, o programa atingiu seu objetivo: criar um grupo de clientes fieis para o Cineplex, que por consequência, passaram a frequentá-lo e a consumir mais dentro desse ambiente. Tudo isso fazendo com que as pessoas continuassem praticando o que lhe davam prazer dentro de sua rotina: ir ao cinema.