19/04/2016
O marketing de experiência cresceu quando o conceito client-share tomou importância. Esse conceito nada mais é do que prestar atenção em cada consumidor, levando em conta as preferências pessoais de cada um, e o vendo como relevância única para determinado grupo, produto ou serviço. Contudo, podemos pensar: em uma época em que consumidores não são tão fiéis as suas marcas, como então fazer que seus colaboradores sejam à sua empresa? O marketing de experiência te dá um caminho para isso. O meio, é o incentivo dentro das equipes e companhias.
Criar campanhas de incentivo é uma forma de, no meio da correria do dia a dia, envolver os funcionários em prol da empresa, que acaba criando um melhor ambiente de trabalho. E junto a ela, pode estar o marketing de experiência, que oferece como incentivo, recompensá-los com vivências a se tornarem inesquecíveis. Entre prêmios pequenos a viagens internacionais, o marketing de experiência é um novo caminho para satisfazer clientes e colaboradores, que se sentem reconhecidos e satisfeitos com que a empresa e o ambiente de trabalho oferecem.
Assim como para marcas, é preciso levar em consideração as três vertentes que compõem o marketing de experiência quando for aplicá-lo na sua empresa, elas são: verdade, vontade e valor. Passar uma mensagem verdadeira é essencial para o início de uma ligação forte tanto com seus consumidores quanto com seus funcionários. Lembre-se, ninguém quer estar atrelado a mentiras, e verdade, está conectado a valores pessoais como caráter.
Ter a confiança de seus colaboradores já é um grande passo para ter o envolvimento deles e a vontade despertada para participar de iniciativas vindas de gestores. Para o marketing de experiência ter efeito, ele precisa que os envolvidos vivam ele com intensidade para que o propósito de gerar resultados positivos a ação e consequentemente, a empresa e funcionários, seja alcançado. Por último, o valor está associado a algo que ajudou a pessoa a crescer ou se transformar em alguém melhor. Quando uma ação chega ao patamar de valor, a chance dela criar conexões fortes e positivas é maior.
Empresas que já praticam o marketing de experiência internamente, podem fazer dessa postura, um hábito recorrente, e isso, é o que chamamos de marketing de experiência contínuo, quando a empresa busca fazer com que tudo o que ela crie para seus consumidores ou funcionários, seja uma experiência marcante de forma positiva, obviamente.
Trazer boas percepções para os colaboradores da sua empresa, gera um bom relacionamento entre vocês e a fidelização dele como, também, consequência. Ao mesmo tempo em que buscamos que os clientes escolham somente a nossa marca, não podemos deixar de lado quem participa de todo o trabalho para que isso se realize: pessoas que ajudam a construir seu negócio. Por isso, esse novo incentivo que resulta em experiências agradáveis e memoráveis, tem sido escolhido por gestores que entendem que recompensar ao fim de um projeto, além da constatação diária, também é reconhecer e incentivar. O marketing de experiência tem cada vez mais se mostrado uma vertente a ser explorada.