29/03/2016
O estresse, há muito tempo já faz parte da vida pessoal dos colaboradores e, cada vez mais, ocupa espaço dentro do dia a dia profissional; principalmente sendo agregador a casos de depressão e ansiedade, o que leva ao afastamento do trabalho. Mesmo aqueles que resistem, podem acabar sofrendo as consequências do stress ao passar dos anos.
Muitas vezes, quando um colaborador quer se desligar de uma empresa, não é porque ele não gosta do que faz e sim, por não se identificar com os demais colaboradores, com o ambiente de trabalho ou por não sentir que está tendo o retorno à altura do seu esforço. Investir em criar um lugar adequado, bem gerenciado (e aqui também se entende com uma boa relação de líderes e equipe) e acolhedor a partir de campanhas e programas de incentivo, é muito importante não só para trazer resultados positivos a empresa, mas também para motivar todos os funcionários, evitando casos constantes de stress e rotatividade indesejada de profissionais. Afinal, como já citado, muitos dos problemas de stress dos colaboradores se dá a partir do emocional, ou seja, estão diretamente relacionados a inter-relação nas empresas.
Contudo, não são só esses pontos que geram stress no dia a dia do trabalho. Podemos apontar os seguintes como agravantes:
Funções: há casos em que o indivíduo cria expectativa sobre algum trabalho e ele não é designado a fazê-lo, ou até mesmo quando o colocam em alguma função que ele acha que deveria ser passada a outro profissional. Essas, também são fatores causadores de stress.
Instruções: saber e ser bem instruído sobre qual é o seu papel dentro da empresa, é muito importante para evitar o stress no dia a dia. Quanto mais o gestor souber como passar e informar cada colaborador sobre seu trabalho, melhor será o resultado do mesmo e menor a chance de situações conflituosas.
Por fim, podemos concluir que a base para manter um ambiente de trabalho saudável, é alimentar uma boa relação entre todos os funcionários no dia a dia, e saber organizar de forma eficiente, o objetivo de cada funcionário. Pequenos detalhes, que no final geram grandes retornos, também fazem a diferença. Ao falar com sua equipe, utilizar palavras como “nós”, fazer comentários verdadeiros, buscar sempre ver o lado positivo como por exemplo, apontar coisas que você pode fazer, ao invés de reclamar das que você não pode, e evitar conflitos desnecessários praticando a empatia, são atitudes que com certeza vão alavancar sua equipe e empresa, e minimizar os conflitos.