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Categoria: Dicas

17/03/2016

Como incentivar funcionários e evitar o turnover?

Turnover, é um termo utilizado para definir a rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, índice de entrada e saída de colaboradores.

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Toda empresa deve se preocupar com a taxa de turnover, afinal, para cada funcionário que sai, outro (na maioria das vezes) precisa entrar para cobrir aquela função. E isso, de ambos os lados, gera custos e tempo gasto em novos treinamentos, para a organização. Porém, não é só para evitar gastos que a empresa deve fugir dessa alta rotatividade. A saída de um colaborador é ainda mais sentida quando um outro é sobrecarregado durante o período de contratação , e isso faz diferença no crescimento e clima da empresa. Fatores que mais causam turnover estão diretamente ligados a motivação no ambiente de trabalho. Por isso, é sempre importante que a empresa se empenhe a melhorar o clima e a motivação entre suas equipes. Pesquisas já apontaram que um dos principais motivos para a saída de um funcionário de uma empresa, é o mal relacionamento com seu superior. Portanto, o funcionário busca se desligar do chefe, e não da organização. Entre outros fatores a serem considerados como agravantes no que se diz ao turnover está a má relação entre as pessoas da empresa, baixa interação entre os grupos de trabalho, ambiente desconfortável e políticas internas de RH que não são bem aplicadas. Para reverter esse quadro, campanhas de incentivo e motivação, e a busca por melhoria na qualidade do ambiente de trabalho são essenciais. E é nessa hora, que a área de Recursos Humanos, gestores e líderes dentro da empresa, também possuem papeis importantes. Afinal, é a forma como a empresa se porta perante os colaboradores, que também os incentiva a querer crescer junto com a empresa.  Dicas para evitar se evitar  um alto turnover na empresa:

  • Procure saber e entender o que levou cada colaborador a querer sair da empresa.
  • Compare o salário que você oferece aos de outras empresas do mesmo segmento.
  • Observe se sua empresa oferece um plano de carreira aos colaboradores. Deixe isso claro para eles.
  • Procure sempre oferecer cursos de aperfeiçoamento aos seus funcionários. A participação ativa de gestores e líderes nos cursos são de grande valia.
  • Observe também como sua empresa lida com relação a frequência de hora extra e falta dos colaboradores.
  • Fique de olho no clima interno da empresa. Como você quer que seja a relação entre todos os funcionários? Isso é posto em prática? busque manter um ambiente agradável, com um bom clima entre funcionários, líderes e gestores.
  • Invista em campanhas de incentivo e motivação dentro da sua empresa. Esse tipo de investimento gera retornos positivos para sua equipe, que se envolve e busca mostrar resultados a fim de atingir os objetivos, melhorando não somente o clima no ambiente de trabalho mas também melhorando os resultados de seu negócio.

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