01/03/2016
As diversas atividades realizadas devem ser feitas não apenas respeitando prazos, mas também com qualidade. Com as diversas ferramentas tecnológicas que temos, por exemplo, pode ser muito mais fácil executar essas tarefas e assim aumentar a produtividade no trabalho.
Antes de mais nada, é preciso organizar e programar as tarefas para que você não se perca com a questão de prazos. Assim, pode deixar um tempo livre para aliviar a cabeça sem esquecer de nenhuma etapa.
Neste sentido, vale a pena criar uma planilha e separar as tarefas de acordo com prazos, rotinas, horários disponíveis e o nível de urgência de cada uma delas. Depois disso, basta atentar-se as questões abaixo:
Trabalho x Descanso
Para aumentar a produtividade, não adianta tentar exigir demais do corpo e da mente. Esse tipo de atitude pode provocar a exaustão, prejudica o trabalho e, ao contrário do que se deseja, prejudica a produtividade. Sempre que você perceber que não consegue mais trabalhar bem, pare, alivie o estresse, recarregue as baterias e, quando voltar, vai conseguir ir adiante produzindo mais e melhor.
Distrações
As redes sociais e as mensagens do Whatsapp, Snapchat e Skype consomem, muitas vezes, rápidos segundos ou minutos só que durante muitos momentos do dia. E, quando somados, podem representar de uma a duas horas do dia de trabalho. A tecnologia traz a agilidade dos contatos e resoluções. Porém, muitas vezes, algumas atividades que demandam mais concentração e análise podem ser concluídas em mais tempo do que o necessário por conta das interrupções. Agora, se a troca de mensagens é inevitável para a sua função, busque a objetividade em cada uma delas.
Delegação de tarefas
Delegar tarefas pode ser bom para todos na empresa. O gestor consegue sair do dia a dia e se dedicar a outros assuntos; o colaborador pode se desenvolver em novas habilidades e a empresa ganha em produtividade. Entretanto, é preciso ter consciência do momento certo de delegar, já que fazer esse processo apenas por tentativa e erro pode prejudicar a produtividade. Quem delega precisa se basear em relações anteriores para saber se quem recebe a tarefa vai dar conta dela. É um processo que exige envolvimento e conhecimento entre o líder e o liderado.
Perfeccionismo extremo
É certo que queremos sempre fazer mais e melhor. O problema é quando esse perfeccionismo se torna tão intenso que nos detém demais em uma tarefa e nos impede de seguir adiante. Isso também atrapalha a produtividade. Não desapegue da qualidade do seu serviço, mas lembre-se de que um trabalho não precisa ser descartado só porque não ficou perfeito ao extremo.
Capacitação
Às vezes, a maioria do nosso tempo no trabalho é gasto na resolução de problemas, que poderiam ser facilmente resolvidos caso tivéssemos mais conhecimento sobre o assunto em foco. Para isso, busque sempre se instruir com livros e materiais de sua área, dessa maneira, adquirindo mais conhecimento e tendo um leque de opções maior na hora de buscar soluções positivas para problemas no trabalho.