09/02/2016
Como exigir mais dos funcionários e ao mesmo tempo motivá-los? Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), basta investir cada vez mais no desenvolvimento de cada um deles e criar ações para motivá-los. Para Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ, a valorização e o treinamento dos colaborares são uma importante fórmula para assegurar a excelência e a qualidade na gestão de uma organização “Hoje, é fundamental estabelecer relações com colaboradores e criar condições para que elas realizem o trabalho de forma humana, aumentando a sua produtividade e o seu comprometimento com as atividades que realizam”, afirmou Martins.
Na área de vendas essa questão não é diferente. É necessário que a empresa e seus gestores forneça o melhor ambiente e as melhores ferramentas para que a equipe comercial possa realizar um bom trabalho. Abaixo estão algumas dicas que a própria Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) recomenda para aplicação na equipe de vendas. Confira:
Capacitação e desenvolvimento
Investir nas habilidades e conhecimento dos colaboradores e entender as suas competências auxilia no desenvolvimento de suas atividades diárias, como forma de garantir a eficiência e o bom trabalho em equipe. Promova programas de capacitação com base em um plano de carreira e nas metas estipuladas pela organização. Incentive a busca pela constante capacitação e reciclagem do colaborador.
Bem-estar e qualidade de vida
Procure identificar, por meio de uma pesquisa de clima organizacional, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores. O completo entendimento do seu quadro de colaboradores é fundamental para que sejam desenvolvidos programas com foco na qualidade de vida e cidadania que estejam de acordo com as necessidades do colaborador e com as estratégias da empresa. As atividades, posteriormente desenvolvidas, auxiliam no aumento da produtividade, criando forças para busca de maiores resultados.
Invista em tecnologia
Certifique-se de seu CRM melhore o ambiente de vendas, ao invés de piorá-lo. Um bom relatório, e-mail em massa ou aplicativos mobile podem aumentar a eficiência de um vendedor, ajudando em suas metas de vendas e sua motivação.
A maioria dos novos sites e CRM exigem um período de treinamento. Alguns vendedores podem aprender mais facilmente a usá-los do que os outros. Adote a ferramenta em um ponto de baixo stress da temporada.
Fortaleça a comunicação
Comunicar-se com clareza é o que garante ao grupo total assimilação dos valores e princípios da organização. Sendo assim, é importante ouvir o que cada um tem a dizer. Procure estabelecer uma relação de confiança entre a liderança e o grupo e implante canais de comunicação entre a empresa e as equipes, sempre com base em relações de confiança e ética. A comunicação interna das estratégias, metas e seus indicadores e planos de ação são vitais para o engajamento das pessoas na causa comum.
Remuneração, reconhecimentos e incentivos
Utilizar práticas de remuneração, reconhecimento e incentivos são muito importantes para aumentar a motivação dos colaboradores. Os ajustes salariais alinhados ao plano de carreira em paralelo com campanhas de incentivo e reconhecimentos são estratégias fundamentais para gerar motivação e engajamento de seus funcionários. Procure utilizar a meritocracia dentro do ambiente de trabalho, mas tome cuidado para não gerar rivalidade e atritos entre os colaboradores.