12/01/2016
O site “tecnicasdevendas.com.br” entrevistou grandes profissionais de vendas que formularam os principais questionamentos que os gestores comerciais precisam refletir acerca de seu trabalho:
As vendas estão aumentando
Se as vendas estão aumentando, isso é um ótimo sinal. Se as vendas aumentaram, descubra o motivo disso ter acontecido, e o que você pode fazer para contribuir a fim de que elas continuem crescendo. Se as vendas de sua equipe não estão melhorando, envolva seus vendedores em um diálogo para que eles entendam que precisam de você para melhorarem em seus resultados.
Como está a lealdade de meus vendedores?
Quando os profissionais não recebem o treinamento adequado, eles evitam os líderes. Eles continuam atingindo seus resultados, mas sem nenhum nível de melhoria. O problema de não trazer os profissionais de alta performance para o centro do jogo é que eles não são leais a você, muito menos à sua empresa. O que você precisa fazer para contornar esse problema é envolver os profissionais na cultura da empresa, através de conversas e treinamento adequado.
Como está a motivação dos funcionários?
A palavra de ordem para a conquista de grandes resultados dentro de uma empresa é motivação. Uma equipe motivada é mais dedicada e pode aumentar bastante o volume de vendas da organização, o que amplia a produtividade e a lucratividade do negócio.
Como está a confiança da minha equipe?
Quando os membros de uma equipe confiam em seu gestor, eles acabam tratando seus clientes ainda melhor. A confiança se torna algo essencial para o aumento das vendas. Se você se concentra em manter uma relação de confiança com sua equipe, a sua moral vai melhorar, bem como todos os resultados. Assim, todos saem ganhando.
Como está a satisfação dos clientes?
Quando o treinamento de vendas funciona, os vendedores se concentram em melhorar seu relacionamento com os clientes, porque sabem da sua importância para o sucesso comercial. Esse tipo de melhoria faz com que haja um aumento no nível de satisfação do cliente. Sempre que o cliente sentir que está no centro da sua estratégia, ele estará satisfeito. E um cliente satisfeito é tudo que uma empresa precisa.
Estou identificando as mudanças no mercado?
Quando você é um bom gestor de vendas, você se concentra em ajudar a sua equipe a fazer um trabalho melhor em sua rotina de vendas. Ao passo em que você dá ouvidos ao que os vendedores falam, você descobre padrões que estão acontecendo em seu mercado. Esse conhecimento sobre as mudanças do mercado pode se tornar a vantagem competitiva que sua equipe precisa para gerar mais valor dentro dos clientes.