24/12/2015
Em entrevista para site do IDEPRO , Balu Carvalho, fundadora da empresa de soluções lúdicas para endomarketing Trupe Etc., indica que é importante criar um evento que integre e valorize a empresa, seus colaboradores e suas conquistas. “Em minhas palestras, costumo perguntar se alguém lembra da festa de dois anos atrás e quase ninguém lembra. Isso ocorre devido à mesmice. Muitas empresas repetem a mesma fórmula, com isso alguns funcionários não comparecem ou vão desmotivados e prontos para criticar a festa. A integração acaba não se dando, pois fica um grupo sentado em cada mesa, completa.
A festa de fim de ano do Itaú Unibanco, por exemplo, é bem voltada para a família dos funcionários. O banco vai organizar eventos em oito polos administrativos em São Paulo e no Rio de Janeiro, para os funcionários e suas famílias. Estão cadastradas cerca de 11.000 pessoas, divididas em dois turnos. No evento há brincadeiras para as crianças, apresentação de coral, lanches, pontos para doação de brinquedos e espaço para fotos com Papai Noel e neve artificial.
A palestrante e especialista em comportamento humano Branca Barão cita que os três fatores que motivam uma confraternização são a comemoração, integração e o reconhecimento. “Já participei de churrascos realizados no estacionamento da própria empresa e também de festas maravilhosas com grandes shows. O que realmente importa é o clima das pessoas e a interação entre os participantes. Quanto melhor o relacionamento entre as pessoas da empresa, melhor o resultado que ela obterá”, afirma Branca.
Para sair do comum, o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) realiza há dois anos um Natal solidário. A supervisora de Recursos Humanos da instituição, Tatiana Gaulia, explica que a proposta surgiu com o intuito de levar alegria a crianças carentes. “Incentivamos uma participação cada vez maior da equipe de colaboradores. No ano passado, envolvemos apenas a nossa matriz, localizada em Bonsucesso, mas este ano optamos por estender esta campanha para as demais unidades, o que deu a oportunidade de apadrinharmos várias creches”, explicou Tatiana.
É muito comum que tais eventos sejam tratados pelos executivos das empresas mais como despesa do que como um investimento. Porém, se esses eventos, independentemente de serem festas, ações solidárias ou qualquer outro tipo de confraternização, forem realizados de modo a valorizar os funcionários e destacar a importância que eles possuem para a empresa, podem ser muito importantes porque premiam a dedicação dos funcionários durante todo o ano e os motivam para o ano seguinte.