01/12/2015
Os bons resultados com ações baseadas nesta estratégia vêm fazendo do Marketing de Incentivo uma saída oportuna para o período de instabilidade econômica que o país está enfrentando. O conjunto de ferramentas possíveis para as iniciativas, incluindo incentivo de vendas e endomarketing, vem agradando os empresários, que trabalharam fortemente nessa área este ano.
Segundo pesquisa da Associação de Marketing Promocional (Ampro), esse tipo de iniciativa vem sendo adotado por 78% das companhias, sendo 54% para o público interno e 76% para o externo. Dentre as áreas que mais buscam essa solução estão Indústria (83%), Serviços (79%), Financeiro (56%), Comércio (54%) e Governo (14%).
Apesar de existir um enorme leque de possibilidades para se utilizar do marketing de incentivo, as campanhas de incentivo de vendas são as mais utilizadas. Indústrias, Serviços e Comércio fazem muitas ações com vendedores para estimular o rendimento e não perder vendas. Pois, os gestores sabem que nesse momento de crise é importante que sua equipe esteja disposta a dar o melhor de si.
Se o objetivo é aumentar ou manter as vendas, é feito um trabalho de atuação junto às equipes de trade. “Diversas indústrias estão querendo desenvolver essas equipes porque viram que em 2014 tiveram perdas por não reforçar essa área, já que eram destinadas mais ações para consumidores. Agora a percepção mudou: os vendedores se tornaram aliados na crise”, explica Paulo Netter, membro do Comitê de Marketing de Incentivos da Ampro, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Case de sucesso
Há 13 anos na Mercedes Benz, Claudia Campos, Gerente de Marketing e Comunicação da empresa, desenvolveu campanhas de incentivo com a rede de concessionários e com clientes. Segundo ela, em um ano nada favorável à indústria automobilística, destinar as campanhas para a equipe interna trouxe alguns resultados inesperados para a companhia, como um aumento no faturamento. Desta forma, os treinamentos, os encontros entre funcionários e as conversas próximas com eles possibilitaram uma mudança no comportamento adotado frente aos clientes.
Em troca, os benefícios oferecidos iam desde uma confraternização por reconhecimento até premiações e viagem ao exterior. “A recompensa dada nem sempre vêm como um bem material, isso porque há vezes em que os cortes com gastos chegam a quem atua nessa área. Às vezes conseguimos fazer algo grande, outras é um simples gesto de ir pessoalmente ao colaborador e agradecer pelo empenho ou incluir a iniciativa na revista interna. Para um trabalhador que nunca foi valorizado ter esse contato pode valer mais do que receber uma gratificação, mas tentamos dar o melhor, conforme nossas possibilidades. Nós que somos do Marketing temos que fomentar ideias que animem as pessoas, não podemos deixar o clima de crise chegar até eles”, afirma Claudia em entrevista ao Mundo do Marketing.
Em resumo
O fato é que ações de incentivo como essa são importantes em qualquer momento econômico, mas principalmente em tempos de crise. Como o desafio atualmente é maior e a desmotivação gera ainda mais dificuldades, é preciso conter esse fator e oferecer atrativos para os colaboradores. Agora que as empresas exigem desempenho superior ao ano anterior e, como aumentou muito a concorrência, fica mais difícil atingir as metas sem alguma estratégia que gere motivação e proporcione o melhor desempenho por parte dos funcionários. É por esta razão que campanhas de incentivo estão sendo tão utilizadas pelas empresas atualmente.
Fonte: Mundo Marketing