10/11/2015
Uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa e seus funcionários é o feedback e a real aproximação das pessoas de cargos altos e cargos baixos. É aquele momento em que o líder chama o liderado para uma conversa franca a respeito de desempenho, processos, estratégias ou quaisquer outras coisas relacionadas à empresa, o que estreita o vínculo entre as diferentes camadas da empresa, gerando um ambiente organizacional mais saudável e harmônico.
Criar canais eficazes e permanentes de comunicação é fundamental para qualquer gestor ou executivo que deseja ser ou se tornar um líder de sucesso. Um bom líder deve saber não apenas avaliar, treinar e preparar seus liderados, como também ouvir seus liderados.
Em matéria recente aqui no blog, vimos o modelo de “chefe secreto“, que apesar de ser uma estratégia desbravada por uma série de TV e aplicava em moldes não convencionais do universo corporativo, pode ser uma ótima solução para gerar a aproximação necessária entre funcionários, gestores e executivos.
No entanto, existem técnicas muito mais simples, mas bastante eficientes, que promovem uma aproximação muito benéfica entre funcionários, gestores e executivos, gerando um encontro que pode melhorar e até garantir o sucesso da empresa: o “Café com o Presidente“.
Segundo o levantamento feito pela FIA (Fundação Instituto de Administração), entre as 150 melhores empresas para trabalhar, 77% possuem práticas voltadas para gerar aproximação e feedbacks entre o “alto” e o “baixo” escalão da empresa, sendo o “Café com o Presidente” uma das técnicas mais aplicadas.
É exatamente isso que fazem, mensalmente, os funcionários da T Systems Brasil, empresa do grupo T Mobile, que tem 2,2 mil funcionários no Brasil e presta serviços para clientes como Bradesco, Editora Abril e Volkswagen.
Dominik Maurer, atual presidente da T Systems no País, instituiu um programa chamado “Pão com Manteiga”. No evento, cerca de dez funcionários da empresa podem se inscrever na intranet para uma conversa direta com o diretor executivo. Se um funcionário se inscreve, automaticamente seu gerente está excluído da reunião, para não evitar que a pessoa se “contenha” diante do chefe maior.
Segundo o presidente, uma de suas missões é convencer os funcionários de que a empresa, embora desenvolva software e ofereça soluções de hardware, tem os serviços como foco principal. Além disso, Dominik Maurer faz questão de participar do processo de integração dos novos funcionários. Para provar que todo mundo na companhia tem que servir, ele mesmo serve o chá para os recém-chegados, dando o recado sobre qual é o verdadeiro “DNA” da companhia.