02/09/2015
Ainda não existe uma estratégia unânime que possa garantir os resultados de engajamento de uma equipe a longo prazo. O quesito “Motivação de Funcionários” passa longe de ser uma ciência exata, o que requer um grau de aprofundamento e entendimento de cada tipo de organização e quadro de colaboradores. Assim, é possível selecionar a estratégia que melhor se encaixa na empresa.
Os incentivos financeiros, por exemplo, são, sem dúvida, uma boa maneira de motivar profissionais. Especialmente quando esse profissional trabalha com vendas. No entanto, se o bônus monetário é o único motivador, essa forma de incentivo não vai perdurar por muito tempo. Para ter o melhor desempenho de seus funcionários você precisa oferecer outras recompensas para substituir ou complementar o benefício financeiro a fim de gerar um efeito de motivação efetivo e prolongado.
Através de um diagnóstico, como uma pesquisa de clima organizacional, é possível conhecer as necessidades dos funcionários e a partir desse levantamento, alinhar as necessidades às possibilidades da empresa. Atualmente a política de premiações nas empresas não se restringe apenas a benefícios extras no pagamento. Algumas organizações tomam caminhos diferentes ao se utilizar de ações voltadas a qualidade de vida dos funcionários e também campanhas de incentivo para premiá-los, que em muitos casos geram mais reconhecimento e possibilita a tão desejada motivação extra a longo prazo.
Estas premiações são muito variadas: produtos, experiências, ou prêmios mais práticos como vouchers e recargas de celular, ou até cursos profissionalizantes e eventos corporativos. É necessário pensar bem nesse modelo de recompensa, pois o impacto positivo destas premiações implica diretamente na qualidade de vida dos funcionários e nos resultados da empresa.
Portanto, estimule sua equipe não apenas com comissões e bônus, mas também com feedbacks, dinâmicas e ações de incentivo que possam impactar de modo cognitivo a motivação dos funcionários e possibilitem um engajamento real e prolongado. Dessa forma, os profissionais se sentirão parte integrante da empresa e responsáveis por gerar os melhores resultados.