20/08/2015
Conheça os 10 mandamentos desse tipo de profissional.
O colaborador é uma grande fonte de informações, ideias e sugestões, que podem mudar o rumo da sua empresa, aumentar a produtividade, corrigir problemas e tornar seu cliente mais satisfeito. Além disso, quando um funcionário é ouvido e suas ideias são levadas em consideração, aumenta também seu interesse e sua vontade em ter novas ideias e contribuir para o sucesso da empresa.
Quando uma decisão é imposta, pegando as pessoas de surpresa, a tendência é que ocorra um nível muito alto de resistência para as mudanças, além de insatisfações. Utilizando a gestão participativa, o líder toma decisões em conjunto com os colaboradores, o que estimula na motivação e na produtividade dos funcionários.
Apesar de o líder motivador praticar uma gestão descentralizada, em momentos pontuais e oportunos ele deve chamar a responsabilidade e exercer o seu poder de decisão e controle. Tais atitudes são primordiais para o gestor manter as coisas em seus devidos lugares, sem que a descentralização gere descontrole por parte da equipe.
Metas são pequenas divisões dos obstáculos a serem superados. Uma equipe bem preparada precisa se dispor de metas para conseguir chegar e enxergar as grandes conquistas e assim valorizar ainda mais o seu trabalho.
Um ambiente organizacional saudável é muito importante para a motivação dos colaboradores. Por isso, os líderes motivadores devem estar dispostos a entender as necessidades de cada integrante da empresa e da equipe como um todo, proporcionando ações que possam gerar um clima saudável nas relações e no desenvolvimento do trabalho de todos.
A correlação entre o conhecimento dos funcionários e o sucesso de uma empresa é direta. Funcionários bem treinados e estimulados a aprender cada vez mais serão o motor da inovação que pode levar a organização à frente da concorrência. Esta é uma das tarefas mais importantes do líder motivador.
O líder motivador é aquele que chama para si a responsabilidade, mas que também sabe como delegar autoridade e funções a seus colaboradores. Tal delegação é essencial para criar uma equipe organizada, eficiente e motivada. Além de mostrar confiança nos empregados, você também tem liberdade para focar nas suas competências. O caminho para delegar é identificar os pontos fortes de cada um da equipe e tirar o proveito deste sistema.
Os empregados querem saber se estão tendo um bom desempenho. Por isso, é muito importante e motivador para equipes de trabalho os elogios que recebem de seus líderes pelos resultados conquistados. Elogiar coletivamente faz muito bem para o ambiente de trabalho. Mas também elogiar de forma individual cada colaborador faz com que este se mantenha motivado para continuar dando o melhor de si em suas tarefas.
Recompensar é essencial para estimular os funcionários. O ideal é que em cada resultado atingido exista uma premiação. Para isso, o líder motivador precisa entender sobre ações e campanhas de premiação a fim de dispor de benefícios para cada grande resultado atingido. Isso fará com que as pessoas mantenham a motivação e o comprometimento com a empresa.
Além de elogios, equipes de trabalho gostam de se sentir importantes para a empresa. Por esta razão, é fundamental o líder motivador deixar bem claro a importância que cada um possui dentro contexto geral da empresa e o quanto a força de trabalho de cada um deles forma um elo bastante forte para se alcançar os grandes resultados.
Para isso, é necessário deixar claro à sua equipe a visão e os objetivos da empresa e o quanto ela reconhece a importância do trabalho de cada um dentro deste processo.