09/07/2015
O marketing pessoal é uma estratégia para agregar valor a imagem de um profissional frente ao mercado de trabalho, suas ações, competências, características e habilidades profissionais e pessoais. Trata-se de uma ferramenta importante para todos os profissionais independente da área de atuação, porém primordial para quem trabalha com vendas.
A apresentação do vendedor pode ser o momento único de ganhar um cliente, mantê-lo ou reconquistá-lo. Portanto, é necessário dar muita atenção a esse fator e a forma como ele é realizado.
É importante que sua empresa possua técnicas que sejam compartilhadas e disseminadas por toda a equipe de vendas, para que haja uniformidade. Uma preparação homogênea é importantíssima para manter a qualidade e evitar contradições ou discrepâncias.
Muito se fala sobre técnicas de persuasão em vendas, o que pode gerar vendedores muito ativos e falantes, tornando a comunicação um monólogo estressante por parte do cliente.
Devemos levar em consideração que no mundo atual, as pessoas antes de comprarem, geralmente já pesquisaram muito sobre os produtos ou serviços.
Nesse sentido, saber ouvir é um dos principais fatores no processo da comunicação e venda junto ao cliente. Um vendedor moderno, sabe persuadir, mais sabe, sobretudo, ouvir e compreender as necessidades do cliente, tendo paciência, discernimento e respeito com o mesmo. Após ter dado atenção a esses aspectos, certamente os profissionais irão gerar um clima favorável para a venda acontecer.
É muito importante ter e saber o que dizer, possuir conhecimento, mostrar domínio no assunto tratado e transmiti-lo de forma natural. O vendedor deve estar sempre bem informado sobre os produtos ou serviços que oferece ao consumidor, bem como notícias do mercado de uma forma geral. Isto transmitirá segurança ao cliente, que, por sua vez, irá enxergar o vendedor como autoridade no assunto, o que tornará as técnicas de persuasão do vendedor mais eficazes.
O sucesso de um vendedor também depende muito da sua capacidade de adaptação frente a dificuldades, intercorrências e rejeições. Muitos vendedores ficam abatidos quando ouvem um “não” dos clientes, chegando mesmo a perder a motivação e o entusiasmo para dar continuidade ao processo da venda. Inclusive, alguns até desistem da profissão por acharem que não terão sucesso nesta área.
Portanto, saber enfrentar as adversidades e superá-las, em vez de abater-se diante delas, ou seja, ser um profissional de vendas resiliente é fundamental para o sucesso nesse ramo.
Que os fatores motivacionais têm grande peso nos resultados todos já sabem. Porém, o que deve ser analisado é que a motivação do vendedor não deve ser responsabilidade única e exclusiva sua. Trata-se de uma incumbência conjunta entre gestor de vendas, empresa e funcionários. É muito importante que a empresa entenda que todos nós temos problemas e que o desempenho diário é prejudicado pelos problemas pessoais.
Quando o funcionário enxerga a empresa como uma aliada e não como um adversário na sua jornada, o relacionamento flui melhor e a parceria entre a força de vendas e a empresa, se transforma em um relacionamento benéfico para todos.