02/07/2015
É nessa linha de raciocínio que caminha no novo papel do RH no crescimento das empresas. O perfil do profissional de Recursos Humanos vem se modificando com o tempo, recebendo os impactos das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas no decorrer dos anos.
Essa nova realidade está direcionando as atribuições desses profissionais para um enfoque mais estratégico e menos operacional. Assim, esse setor está tendo cada vez mais importância no crescimento das empresas, devido principalmente ao aumento da sua participação no desenvolvimento do maior ativo de uma empresa, o capital humano. Isto envolve três pilares principais:
Hoje, existem diversos estudos sobre gestão de pessoasque mostram que muitas vezes o profissional é contratado por suas habilidades técnicas, mas acaba sendo desligado da corporação por não desenvolver bem suas competências comportamentais.
Por conta disso, o planejamento estratégico em RH, sobretudo com ações voltadas ao trabalho do aspecto comportamental dos profissionais, passou a ser primordial para uma formação de equipes capacitadas, fornecendo pessoas preparadas e motivadas para realizar a missão e a estratégia da organização.
Tal processo envolve: Mapeamento do capital humano, Arquitetura de equipe, Descrição e análise de cargos, Recrutamento e seleção, Treinamentos e Desenvolvimentos, Planejamento e desenvolvimento de carreira, Avaliação de desempenho e Campanhas de incentivo.
A gestão de pessoas é uma atividade essencial para o alcance dos objetivos de uma empresa, independentemente de sua área de atuação ou de sua estrutura organizacional. Este é um esforço necessário não apenas para a adequação às questões trabalhistas, mas também para a realização de atividades estratégicas essenciais à organização.
O processo de Gestão de Pessoas tem sido a principal engrenagem na mecânica de organizações bem-sucedidas. Nessa nova visão, os profissionais são considerados elementos principais, uma vez que eles que estão por trás de todo trabalho.
Nesse sentido, é fundamental que as organizações pensem e invistam em seus profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho tranquilo, oferecendo capacitação e oportunidade de desenvolvimento, estimulando a motivação e o bem-estar para que, assim, todos trabalhem com mais afinco e proporcionem maiores resultados.
Para garantir a viabilidade de ações que gerem resultados relevantes ao capital humano de uma empresa é necessário, mais do que estratégias, é necessário também tecnologia. Nesse sentido a tecnologia da informação apresenta-se como uma ferramenta de gerenciamento de suma importância na gestão das funções e atividades do profissional de RH, tais como recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, bem como automatização para organizar, coletar e processar os dados, o que contribui ativamente na melhoria de processos administrativos, tomadas de decisão e comunicação.
Portanto, o uso da tecnologia da informação leva ao setor de recursos humanos alcançarem propósitos que podem decidir o futuro da organização, no sentido de atender as demandas do mercado e melhorar os processos para gerar um melhor capital humano, pois com colaboradores eficientes, dedicados e motivados, as empresas podem maximizar os lucros e minimizar os custos aplicando a tecnologia para seu benefício.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial