21/05/2015
Definitivamente, as grandes transformações advindas dessa nova era totalmente tecnológica, com pessoas cada vez mais conectadas e valores diferentes de em outras épocas, vem promovendo uma série de revoluções, muitas delas principalmente no âmbito profissional.
Quem faz parte do mundo corporativo atual pode observar claramente tais mudanças, oriundas sobretudo dos jovens da Geração Y. É de interesse universal entre as empresas e gestores, compreender esses profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho com novos valores, propósitos e objetivos inteiramente distintos às estruturas corporativas tradicionais.
É nítido, que embora o aspecto financeiro seja relevante, a Geração Y valoriza muito recompensas não financeiras, que incluem reconhecimento profissional, plano de carreira, premiações por desempenho, além de benefícios ligados à qualidade de vida.
Mais do que recompensas monetárias, essa geração está interessada em um ambiente de trabalho onde ela possa ser reconhecida, se desenvolver e adquirir novas habilidades. O estudo realizado pela companhia de recrutamento e seleção Hays comprova exatamente essa visão.
Por meio de uma pesquisa com mais de mil jovens em todo o Brasil, a empresa mapeou o perfil da geração do milênio em um infográfico, mostrando suas principais características a respeito de carreira, conquistas, objetivos e satisfação no trabalho.
Um dos dados mais interessantes apontados pela pesquisa fala sobre o que a geração Y mais valoriza em um emprego:
- 49% dos entrevistados responderam que valorizam a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades;
- 48% afirmam que querem ser apreciados e valorizados;
- 45% valorizam recompensas financeiras.
Outro dado que mostra o intenso interesse desses jovens em aprender e se desenvolver profissionalmente é que 99% dos entrevistados afirmaram que estudam ou têm planos de aprimorar a carreira através dos estudos.
A pesquisa da Hays também aponta que autoridade e legitimidade, com esses jovens, só se for conquistada. O “chefe” tradicional distribuidor de tarefas e cobranças está com os dias contados – quem manda e influencia é o líder e o mentor.
Quando questionados na pesquisa sobre o que seria o chefe ideal, 53% responderam por mentores, 44% por líderes, 40% confiantes, 22% amigáveis, 19% conselheiros, 9% próximos e 6% muito exigentes.
Confira mais detalhes do estudo no infográfico abaixo:
Estudo Completo:
https://www.hays.com.br/cs/groups/hays_common/@br/@content/documents/digitalasset/hays_1352257.pdf
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial