14/05/2015
Em agosto de 2014 um estudo realizado pela Serasa Experian e pelo Instituto Data Popular alertou a tamanha densidade e importância dessa atual demanda socioeconômica no Brasil. Segundo a pesquisa, se as pessoas pertencentes a essa classe formasse um país, seria o 12º do mundo em população e a 18ª nação em consumo, podendo pertencer ao G20.
Essa nova classe média tem chamado a atenção de diversos setores da sociedade, sobretudo os setores empresariais e mercadológicos, e o marketing de incentivo é um deles. É o que revela a pesquisa da Mark Up, agência de marketing promocional.
Segundo a pesquisa, a Classe C é a faixa socioeconômica de maior relevância para execução de campanhas de incentivo. Com um universo de 94,5 mil participantes, a pesquisa buscou levantar em quais regiões as campanhas promocionais possuem maior adesão, além de apontar, por meio do mapeamento dos prêmios mais resgatados por essa audiência, quais são os itens de maior interesse.
A pesquisa da Mark Up revela que 93.2% das pessoas auditadas residem em cidades com renda domiciliar média entre R$ 1.126 e R$ 4.854, equivalente a esta faixa social, de acordo com os parâmetros da Fundação Getúlio Vargas.
O estudo mostra que um consumidor pode crescer sua receita em até R$ 169,00 por mês, dependendo da campanha de incentivo, e gosta de resgatar prêmios como gadgets eletrônicos e eletrodomésticos. 45,5% destes potenciais consumidores estão nos grandes centros urbanos.
A região Sudeste foi a que apresentou maior adesão às campanhas de incentivo, com 51,5% dos participantes. São Paulo é o estado que mais contribuiu para esse resultado, com 31,6% dos participantes, seguido por Minas Gerais(9,3%) e Rio de Janeiro (8,6%).
O Nordeste conta com 21,3% dos participantes de campanhas de incentivo, sendo que desta porcentagem 98% são da classe C e 2% da classe D. A classe B se mostra presente no Centro-Oeste (6%), Sul (13%) e Sudeste (3%). A região Norte possui apenas 4,4% da população que participa destes programas.
Equipe Editorial
WLC – World LineCommercial