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Categoria: Dicas

16/04/2015

Como elogiar funcionários da maneira correta?  

Elogiar é um tipo de reconhecimento. E como já vimos na história do marketing de incentivo, o reconhecimento é um dos pilares do processo no ciclo de motivação das pessoas, seja no aspecto profissional ou pessoal. 

 

Como elogiar funcionários da maneira correta

 

 

Há várias razões para acreditar que o elogio é crucial no ambiente de negócios.  O elogio gera vários benefícios: fortalece as qualidades da pessoa, as habilidades, provoca alegria, estreita vínculos, promove auto-confiança e segurança, ajuda a aliviar o peso das dificuldades, entre outras virtudes.

 Para psicólogos e psicopedagogos, o elogio funciona melhor que a punição para educar. Segundo os neurologistas, a dopamina, liberada pelo cérebro nos momentos de satisfação, é um elemento químico poderoso. E diversas pesquisas comprovam que o elogio, e o reconhecimento manifestado por ele, é um excelente potencializador de produtividade e ambiente organizacional saudável nas empresas.

O elogio, portanto, é crucial para pessoas e para empresas. No entanto, muitos gestores têm problemas para lidar com este quesito. Ou estabelecem critérios de avaliação tão altos, que dificilmente elogiam alguém; ou tão baixos, que acabam elogiando demais. Esses dois extremos – como quase todos extremos – são muito prejudiciais para o gestor, seus colaboradores e principalmente para a empresa.

Nesse sentido, é primordial manter o bom senso e realizar elogios de maneira constante, mas sempre baseando-se em critérios sérios e com um bom padrão de desempenho. Evite elogiar toda e qualquer ação. O elogio frequente perderá logo o efeito desejado, e pode até reduzir a motivação. Reserve, portanto, seu elogio para uma tarefa singular, bem executada e que tenha exigido de fato um esforço por parte do realizador.

Para isso é necessário realizar uma leitura crítica do ambiente e mapear as características e desempenho de cada colaborador, estabelecendo pontos reais e consistentes do perfil deles, pois, o que é motivo de elogios para um profissional, nem sempre é motivo para outro.

Entendendo a importância do elogio e sabendo o melhor momento de aplicá-lo, você alcançará o equilíbrio dessa linha tênue entre elogios exagerados e elogios escassos, mantendo a sinceridade e a transparência na gestão, reconhecendo trabalhos de maneira meritocráticae motivando os colaboradores de maneira eficiente.

Equipe Editorial
WLC – World LineCommercial

 

 

 

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