14/04/2015
Vimos em post recente aqui do blog os principais motivos que causam o insucesso em campanhas de incentivo. Entre eles, comunicação e divulgação, foram os fatores que mais se destacaram como erros fatais que podem fazer com que uma campanha fracasse.
Isso por que muitas vezes ações desse tipo são planejadas, possuindo e cumprindo quase todos os requisitos e particularidades que uma campanha de sucesso requer, no entanto, quando são iniciadas, a sua divulgação é totalmente negligenciada pelos gestores, pois acreditam erroneamente que apenas um simples envio de e-mail marketing para os colaboradores é o necessário para divulgar e estimular a participação dos colaboradores.
No passado esse tipo de negligencia poderia ser até entendido, uma vez a divulgação era muito dependente de materiais impressos, que possuem alto custo de produção, o que onerava muito os orçamentos em campanhas de incentivo. Mas, atualmente, com o advento das novas mídias digitais, os custos fixos associados a um plano de comunicação em ações como essas têm sido reduzidos absurdamente.
Não importa o quão atraente ou lucrativa é a sua campanha, se ela é uma ação que os funcionários desconhecem ou sabem muito pouco sobre os seus reais benefícios, terá poucos participantes e será um fracasso. Por conta disso, é fundamental que campanhas de incentivo tenham um plano de comunicação estruturado e periódico e também um tema engajador, com peças comunicativas que agreguem valor a campanha, estimulando, assim, a participação e o empenho dos colaboradores.
Na elaboração de seu plano de comunicação é necessário primeiramente criar um cronograma com ações pontuando cada etapa da campanha: pré-lançamento, lançamento, sustentação, desfecho, divulgação de resultados e agradecimento:
A partir daí, escolha os canais de divulgação mais eficazes para tornar a comunicação uma ferramenta do dia-a-dia. A definição dos meios depende da dimensão da empresa e do orçamento que foi disponibilizado para a execução do plano de comunicação. Podem ser utilizados meios orais, escritos, audiovisuais, ou digitais:
- Reuniões
Vantagens: É um dos meios mais eficazes para comunicação de forma ativa e direta nas empresas.
É um método imediato e pode ser utilizado no feedback dos desempenhos dos participantes.
Desvantagens: Excesso de reuniões acaba por provocar desinteresse por parte dos colaboradores.
- Folhetos
Vantagens: Proporciona aos participantes acesso direto as informações durante a campanha, pois pode ser utilizado como informativos periódicos e constantes expondo rankings, desempenhos e estímulos a equipe.
Desvantagens: Oneroso. Requer gasto com produção gráfica.
- Inquéritos
Vantagens: Indica o clima da empresa e como a campanha está impactando os participantes, permitindo a expressão das opiniões dos colaboradores.
Desvantagens: Tempo na realização e análise.
- Caixa de sugestões
Vantagens: Encoraja o espírito de iniciativa, a criatividade e a participação. Possibilita todos os colaboradores darem sugestões antes, durante e depois da campanha.
Desvantagens: Consulta das sugestões regularmente.
- Jornal da empresa
Vantagens: Pode ser distribuído na empresa e para o domicílio de todos os colaboradores, o que contribui para o engajamento dos familiares dos participantes.
Desvantagens: Oneroso. Requer maior tempo de produção e um custo alto de produção.
- Intranet
Vantagens: Adapta-se facilmente a empresas de pequeno, médio e grande portes. Permite a circulação rápida de informação e pode facilitar os processos burocráticos. Uma ferramenta do século XXI.
Desvantagens: Excesso de uso acaba por provocar desinteresse ou dispersar o trabalho do colaborador.
Vantagens: É uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas de várias dimensões, sobretudo por aquelas que não tem uma Intranet. É um meio rápido e barato.
Desvantagens: Excesso de uso acaba por provocar desinteresse ou dispersar o trabalho do colaborador.
Compare as vantagens e desvantagens e também os custos de maneira criteriosa, antes de definir aquele meio que considera melhor para os propósitos de sua ação. Definindo esses canais e se comunicando de maneira periódica e consistente, você poderá insirir a sua campanha de incentivo na mente e no espírito dos participantes, conseguindo, com isso, alcançar sucesso na sua ação. Boa sorte
Equipe Editorial
WLC – World LineCommercial