26/03/2015
Agilidade para lidar com as solicitações do cliente é um pré-requisito essencial para que um serviço ou experiência seja completo. Ao planejar processos e etapas de um projeto, desde a sua concepção até sua “chegada” ao consumidor final, diminuem-se drasticamente as chances de erros, ou dificuldades, para que esse processo seja entregue de forma satisfatória e plena ao nosso alvo.
Quando falamos, como planejadores e gestores, de um processo logístico, podemos ter certeza da complexidade que nos espera. Mas e você, já imaginou todo processo logístico que é necessário e todas as pessoas envolvidas nele para que você, simplesmente, possa tomar o seu café preto hoje pela manhã? Mesmo quem trabalha no ramo logístico dificilmente iria pensar nisso, afinal, ainda era muito cedo para pensar em algo assim. Fora que isso poderia atrapalhar a degustação e a experiência de se tomar café. Queremos pensar onde o café foi plantado e depois seco, quais tipos de grãos que compõem o blend, sua harmonização, se é mais saudável puro, com açúcar ou com adoçante; onde ele foi transportado, por onde ele andou e como foi armazenado, se foi entregue dentro do prazo. O que queremos dizer é que, independentemente de como o seu café chega até o mercado, é necessário que tudo esteja afinado para que isso aconteça. Todos os envolvidos no processo logístico precisam estar em sintonia. E, caso algo atrapalhe esse processo, os envolvidos precisam achar soluções rápidas e eficientes para que o café esteja na prateleira, pronto para que você o adquira quando você for ao mercado.
A analogia do café, descrita acima também é válida para nós do Grupo WLC. Os processos logísticos de uma campanha de incentivo, vendas corporativas ou de uma loja virtual, são avaliados na mesma etapa onde ocorre o planejamento e estruturação da campanha. A mesma coisa acontece quando falamos de um projeto como o Mastercard Surpreenda, programa de relacionamento do qual falamos aqui. Após a avaliação das necessidades do projeto, nossos especialistas analisam os processos necessários para que eles sejam realizados com êxito, buscam soluções e definem os caminhos que serão o padrão para que aquele determinado processo ocorra com êxito. De embalagens diferenciadas para o transporte de perecíveis ou itens frágeis, passando por métodos específicos de armazenamento, manuseio e preparo para expedição, até a busca por parceiros adequados e prontos para atender uma determinada demanda. Tudo isso é analisado, planejado e posteriormente executado para que o premiado ou o comprador ou o consumidor (dependendo da modalidade, incentivo, vendas corporativas ou e-commerce ou programa relacionamento) receba no local de entrega, dentro do prazo proposto, e em perfeitas condições, o produto resgatado ou adquirido.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commerci