24/03/2015
A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para uma empresa que deseja desenvolver-se. É com ela que o empresário e seus gestores podem obter uma preditiva para realizar planejamentos, lançamentos ou melhoria de produtos ou serviços. As respostas obtidas na pesquisa de mercado servem como ponto de partida para mudanças em planos de produção, propaganda, distribuição e vendas, o que é fundamental para que os próximos passos a serem dados rumo ao lucro e sucesso sejam mais assertivos.
No entanto, obter respostas qualitativas para que as pesquisas apontem à direção correta tem sido um grande obstáculo para as empresas de pesquisa de mercado. Afinal de contas, poucas pessoas possuem boa vontade e paciência para responderem pesquisas voluntariamente.
Pensando nesse desafio, as grandes empresas de pesquisas têm realizado a algum tempo práticas a fim tentar tornar o ato de responder pesquisas mais atrativo e interessante para o público. Campanhas de incentivo passaram a abarcar regularmente os projetos de pesquisas de mercado e as empresas passaram a recompensar as respostas dadas com incentivos monetários e premiações.
Certamente essa é uma estratégia que vem dando muito resultado. Exemplo disso é o case da Toluna, empresa de pesquisa on-line, que vem a algum tempo adotando campanhas de incentivo para aumentar as taxas de respostas aos questionários de suas pesquisas, com sorteios, vales-presente e premiações.
Segundo Frédéric-Charles Petit, CEO da companhia, os incentivos aumentaram drasticamente as taxas de respostas aos questionários, o que contribuiu significantemente para a melhoria da qualidade das pesquisas e também da gestão de custos e tempo dos projetos realizados. “Nossa experiência tem mostrado que ofertar recompensas aumentou em mais de 50% o número de pessoas respondentes, tanto em pesquisas presenciais, quanto em pesquisas on-line”, afirma Frédéric.
Aqui no Brasil, o IBOPE, maior empresa privada de pesquisa da América Latina, com mais de 70 anos de tradição nesse mercado, também se tornou um case de sucesso ao utilizar campanhas de incentivo para potencializar os resultados de seus projetos.
O Instituto atua nos mais diversos segmentos e com a unidade de negócios IBOPE e-commerce, que desenvolve pesquisas voltada exclusivamente para o comércio eletrônico brasileiro. Por meio deste estudo, são analisadas as preferências e as necessidades dos consumidores virtuais do país.
A estratégia da empresa se difere um pouco da praticada pela Toluna. Trata-se de uma metodologia mais descomplicada, inovadora e personalizada. O participante instala um aplicativo, recebe pontos por suas respostas e os trocam por premiações no catálogo de prêmios do próprio aplicativo.
Além disso, o IBOPE e-commerce, em parceria com a WLC, empresa referência em soluções para campanhas de incentivo, lançou, recentemente, um novo catálogo de prêmios, o Clube Mais. A parceria garante a todos os premiados do programa, variedade de produtos, segurança no resgate e pontualidade na entrega, com o alto padrão de qualidade que a WLC oferece.
Para saber mais sobre a campanha de incentivo do IBOPE e-commerce, assista o vídeo abaixo. Caso deseje saber mais sobre a solução de catálogo personalizado da WLC, clique aqui.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commerci