19/03/2015
Em um cenário cada vez mais globalizada e tecnológico, o mercado de trabalho torna-se mais exigente e competitivo, e a concorrência entre as organizações é cada vez mais acirrada. Com toda essa mudança e exigência, o fator humano passa a ser o principal diferencial das organizações, ele é a chave principal para o crescimento e desenvolvimento das empresas.
Nos últimos anos, muitas empresas e gestores antenados já estão reconhecendo a necessidade de manter seus funcionários motivados para que possam atingir sempre os melhores resultados, no entanto, poucos sabem os reais e factíveis benefícios que a motivação de funcionários podem trazer as empresas. Vejamos, a baixo, os principais:
Já é de conhecimento universal no mundo corporativo que a produtividade é palavra-chave para o crescimento. Portanto, aumentar a produtividade na empresa é um dos maiores desejos de boa parte dos empresários e de grandes gestores.
Talvez não haja uma fórmula ou segredo para isso, no entanto, o que é importante sabermos é que produtividade está diretamente relacionada com motivação de funcionários. Uma pesquisa recente da “Right Management”, entre quase 50 mil profissionais do mundo inteiro, aponta que funcionários motivados são 50% mais produtivos e eficientes.
Uma outra pesquisa de 2013 do Financial Times aponta que empresas que proporcionam um ambiente de trabalho agradável, mantendo um clima organizacional saudável e funcionários felizes, desfrutam de colaboradores mais saudáveis, produtivos e criativos, enquanto, segundo uma outra pesquisa, realizada pela Towers Watson no mesmo ano, os índices de produtividade diminuem significativamente quando os funcionários vivenciam na empresa altos níveis de estresse e desmotivação. A pesquisa mostra que, dos funcionários que alegaram estarem desmotivados, mais da metade (57%) também relataram que estavam infelizes na empresa e que rendiam menos do que poderiam.
Segundo o Sebrae, conquistar um novo cliente pode ser de cinco a dez vezes mais caro do que manter o atual, por isso, para o bom desempenho da empresa é fundamental que se mantenham os clientes satisfeitos e fidelizados. Mas como?
Motivar colaboradores é uma delas. O relatório da Performance ImprovementCouncil (PIC) 2014, estudo sobre desempenho das empresas e hábitos de consumo de clientes, revela que motivação contribui significantemente na fidelização de clientes, uma vez que funcionários motivados e engajados mantém com clientes interações positivas e atendimentos mais prestativos, o que é um dos principais fatores de fidelização de clientes, segundo a pesquisa. Outro dado interessante do estudo, comprovando esse fato, é que nas mais de 2 mil empresas americanas participantes da pesquisa, funcionários treinados e motivados são responsáveis por 80% dos atendimentos de clientes satisfeitos.
Além disso, um outro estudo da HayGroup nesse mesmo relatório, detectou, por meio de um levantamento minucioso, que os colaboradores com altos níveis de engajamento elevam em até 22% o grau de satisfação do cliente em relação a funcionários com baixos níveis de engajamento.
A importância da segurança do trabalho é imensurável, dado que muitas vezes podemos estar falando de vidas, o que torna o prejuízo muito mais delicado e importante do que qualquer despesa da empresa com processos ou multas, por exemplo.
Felizmente a implantação de práticas seguras no trabalho vem crescendo bastante nos últimos tempos, no entanto, algumas empresas ainda possuem ações e estratégias arcaicas como punições e repressões. Pesquisas mostram que esse tipo de estratégia resulta em pouco ou quase nenhum efeito sobre a mudança de comportamento sobre a segurança no trabalho, e esforços positivos, como ações de incentivo que motivam as pessoas, geram mudanças de comportamento consistentes e contínuas.
Além disso, estudos comprovam que os principais fatores que geram a retenção e o engajamento de profissionais estão diretamente ligados a questões motivacionais. Esse fator, por sua vez, é um dos principais influenciadores no índice de turnover, uma vez que funcionários motivados e engajados permanecem por mais tempo nas empresas, diminuindo o índice de rotatividade de pessoal. Fato esse que é muito prejudicial para a empresa, visto que em algumas organizações, o índice de turnover alto pode chegar ao prejuízo até o equivalente à oito salários nominais, por empregado, dependendo do cargo.
Nos tópicos anteriores priorizamos dados concretos e factíveis, comprovando os benefícios da motivação de funcionários nas empresas. Para não ficar só nos números e ilustrar um pouco o assunto tratado, citaremos um case, dentre diversos outros que você pode conferir em nosso blog, como o da empresa de tecnologia de informação “Rackspace”. A empresa, que é autoproclamada “fanática” por serviços ao cliente, tem desfrutado de enorme crescimento nos últimos anos e já atende a 60% das TOP100 empresas da Revista Fortune com um nível bastante elevado de fidelizações de clientes.
A Rackspace é uma empresa que possui em seu DNA uma cultura de valorização das pessoas. A empresa possui diversas ações e estratégias para engajar colaboradores, o que a liderança considera fundamental na alta qualidade do serviço prestado e na fidelização de clientes, o que impacta diretamente nos resultados da organização. Eles atribuem grande parte do sucesso da empresa aos seus esforços para incentivar a motivação e o reconhecimento de seus trabalhadores.. O que sustenta o fato de que funcionários motivados geram fidelização de clientes.
Vimos em post recente aqui no blog, que o Google é considerada por diversas pesquisas a empresa mais valiosa do mundo e também a melhor empresa para se trabalhar. Esses títulos, no entanto, possuem mais relação entre sí do que percebemos a primeira vista.
Essa relação se torna muito evidente quando analisamos friamente a origem de todos os diferenciais do Google, como seus produtos e serviços. Esses diferenciais são criados por pessoas, um time de talentos que desenvolvem as inovações e tecnologias do Google e fazem dela essa potência.
Acontece que o Google possui estratégias revolucionárias em seu modelo de negócio e na cultura de motivação de seus funcionários para que esse time de talentos possa desempenhar todo o seu potencial. São estratégias que vão desde um clima organizacional altamente saudável com diversas práticas criativas que possuem um executivo que trabalha exclusivamente para pensar e trazer os melhores e mais inovadores benefícios aos funcionários do Google e também um modelo de trabalho a qual não existem hierarquias entre os colaboradores, todos eles são divididos em pequenos grupos de trabalho, pequenas células de empreendedorismo para estimular o máximo de criatividade a inovação em seus funcionários.
Evidentemente que para a esmagadora maioria das empresas não há como fazer uma fração do que o Google ou a Rackspace fazem por seus funcionários. Entretanto, independentemente do tamanho da sua companhia, há diversas outras possibilidades de práticas para estimular a motivação de seus funcionários. Acessando nossa área de cases de campanhas de incentivo, você poderá conferir diversos exemplos de sucesso e se inspirar para você planejar as suas ações e desfrutar de melhoria em produtividade, fidelização de clientes, retenção de talentos e segurança de seus colaboradores. Boa sorte.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial