05/03/2015
Em um mercado cada vez mais competitivo, é extensamente reconhecida a importância da inovação para o sucesso de qualquer empresa. A inovação pode levar organizações a patamares nunca imaginados, pois gera inúmeras vantagens competitivas a curto, médio e longo prazo.
Mas, como algumas empresas conseguem ser referências em inovação e outras padecem à margem da tentativa?
Observando empresas como Apple, Google e 3M, tidas pelo “The Global Innovation 1000″ como as mais inovadoras do mundo, observamos um elo em comum entre elas: uma cultura de inovação e criatividade em seus DNA´s.
Essa cultura é difundida em todos os processos da empresa e principalmente entre os seus colaboradores. Grande parte do sucesso dessas empresas, em termos de inovação e criatividade, originam-se de ideias, processos e conhecimento de seus talentos. Ou seja, a chave para aumentar a criatividade em qualquer organização é estimular os funcionários a agirem criativamente.
De nada adianta ter funcionários criativos se a empresa não está aberta a mudanças. O ato de criar é uma capacidade inerente ao ser humano relacionado à necessidade de buscar soluções e resolver problemas. Portanto, é possível que sua empresa já tenha diversos colaboradores criativos e com diversas ideias para melhorar processos, produtos, serviços e até a própria empresa. Trata-se apenas de uma questão da empresa resistir ao estereótipo de “time que está ganhando não se mexe” e criar uma postura de abertura a novas experiências.
É preciso que gestores saiam da zona de conforto de seus departamentos, tenham uma visão macro acerca da empresa e observe também outros ambientes e outras realidades. Ter consciência da existência de outros “universos”, isto é, outros setores, departamentos, grupos e projetos, amplia a capacidade de análise para criar ações.
Outra dica importante, nesse sentido, é procurar sempre ouvir experiências de novas pessoas e de outras áreas. Tente também acompanhar conteúdos que tenham pouca relação com o seu trabalho. Ao ter contado com assuntos diferentes do seu cotidiano, você estimulará a sua mente a “pensar fora da caixa” e enxergar além dos horizontes de seu departamento.
Por mais absurdas que pareçam, nunca o gestor deve “cortar” de imediato qualquer ideia, seja do funcionário que for. Primeiro por que isso desestimulará o colaborador e segundo por que qualquer ideia pode ser fonte de outras ideias e encadear algo benéfico para a empresa. É importante lembrar que a novidade muitas vezes gera uma reação de rejeição inicial pelo simples fato de ser ainda um elemento desconhecido.
Segundo a especialista em criatividade Gisela Kassoy, em entrevista à revista Exame, é imprescindível deixar as pessoas a vontade para se autoquestionarem e dar opiniões. “O extraordinário surge do questionamento a respeito da sua viabilidade, ou seja, quando tem lugar a pergunta: ‘Por que não?’. É interessante permitir que o impensável possa ser pensado.”, afirma a especialista.
Temos que ter em mente que erros não são obstáculos, mas sim um trampolim para novas tentativas ainda mais otimizadas e assertivas. A frase “Só não erra quem nunca tenta fazer algo” pode parecer clichê, mas é uma realidade. É com os erros que se torna possível encontrar o caminho certo para o aprendizado e a alternativa adequada para a escolha de soluções e inovação, na medida em que os erros, que consistem em eventos naturais ou esperados, mostram impossibilidades e novas possibilidades da situação.
Por mais criativos que sejam seus talentos, é preciso que a empresa e seus gestores criem ações para incentivar e gerenciar processos de inovação a fim de que se produza uma cultura de inovação eficiente.
Em um case de campanha de incentivo publicado aqui no blog, a marca Schweppes criou uma ação a partir das ideias de seus funcionários, o que resultou em um programa de muito sucesso, recebendo o prêmio da Incentive Marketing Association’s como uma das melhores campanhas de 2014.
Esse tipo de estratégia pode ser realizado no sentido de discutir com seus funcionários ações para incentivar a criatividade e inovação na empresa. Técnicas de Brainstorm, criação de ambientes propícios, feedbacks dos gestores e campanhas de recompensa por ideias criativas são exemplos de como uma empresa pode criar ações para incentivar seus colaboradores a partilhar ideias e contribuir para a cultura de inovação no DNA da organização.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial