19/02/2015
Uma pesquisa da IDC, empresa voltada para inteligência de mercado, e diversas outras pesquisas de tecnologia prevêem que 87% das vendas via internet será por meio de tablets e smartphones durante os próximos quatro anos, e mais de 60% do comércio ampliará ou migrará suas vendas para a internet. Além disso, a pesquisa também apontou que mais de 90% dos trabalhadores norte-americanos usaram seus dispositivos mobile pessoais para fins de trabalho em 2014.
Esses dados indicam que cada vez mais as pessoas comprarão e trabalharão por meio de dispositivos mobile, o que é um forte indício de que essa nova realidade de consumo e de rotina de trabalho influenciará na maneira como campanhas de incentivo serão realizadas. Já falamos aqui sobre a importância do mobile na indústria do incentivo, indicando por meio de outras pesquisas que dispositivos móveis seriam uma tendência, o que vem se reforçando ao longo do tempo.
Acontece, no entanto, que na realidade Campanhas de incentivo mobile já não são mais uma tendência e sim um fato, que vem se reforçando e amadurecendo a algum tempo. Diversas empresas já possuem ações com ampliação em dispositivos mobile no local de trabalho para engajar e incentivar seus colaboradores. Na maior parte das vezes são funcionalidades em plataformas de premiação e reconhecimento que integram as campanhas de incentivo com as redes sociais, o que gera uma expansão das aplicações para dispositivos mobile.
Uma marca de automóveis norte americana desenvolveu uma Campanha de incentivo mobile para a sua rede referenciada, que permite que concessionárias de veículos aumentem as vendas, enquanto premiam clientes que indicam a marca na internet. A plataforma é mobile e totalmente integrada as redes sociais, possuindo um sistema que recompensa o cliente que faz referência a marca nas redes sociais quando essa menção se converte em venda. Ou seja, quando é realizada uma compra de veículo por meio de um contato na internet, o sistema rastreia a origem daquele contato, e se ele originou-se por meio de uma menção ou recomendação de um outro cliente nas redes sociais, o mesmo ganha uma bonificação em serviços e peças na concessionária.
Segundo Bob Gold, CEO da Gold Mobile, empresa responsável pela implantação do sistema, os resultados são impressionantes, pois, o número de contatos que chegam por meio da internet para as concessionárias que aderiram ao sistema é 30% maior que as que não participam, e o lucro bruto é igualmente superior.
Esses tipos de integrações oferecem aos participantes de campanhas de incentivo a capacidade de realizar as coisas com mais rapidez e comodidade, seja reconhecendo um companheiro de trabalho por meio de um comentário na plataforma da campanha, fazendo uma menção da marca, ou até resgatando um prêmio por meio de seu celular. Além disso, ações de incentivo em plataformas móveis podem ser muito benéficas para as empresas. Elas podem tirar proveito de uma série de recursos inteligentes dos dispositivos que simplesmente não estão disponíveis para um site comum, como por exemplo:
- Oferecer premiações com base nos dados de localização do usuário;
- Participantes do programa de incentivo podem fazer reivindicações de vendas em tempo real, o que pode melhorar a participação e dados recebidos, tais como informações sobre a garantia do cliente;
- O uso de QR Codes pode acelerar a inscrição para programas, seminários, conferências e sessões de treinamento;
- Informações em tempo real sobre os níveis de estoque de loja podem ser reunidos e integrados na cadeia de abastecimento para estender o programa;
- Recompensas digitais podem ser apreciadas em tempo real, como músicas para download, bilhetes de cinema e em loja de compras no varejo.
No Brasil algumas empresas de incentivo já estão amadurecendo ideias para tornar suas plataformas e metodologias cada vez mais adaptáveis ao mobile. Segundo Thiago Moreira, coordenador de projetos WEB da WLC, empresa referência em marketing de incentivo, a companhia está extremamente atenta a esse novo fenômeno móvel e a algum tempo já vem pensando e desenvolvendo soluções para se adaptarem a esse universo e trazerem cada vez mais facilidades para seus clientes na criação de campanhas em todos os níveis.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial