10/02/2015
Alguns gestores ainda conservam a ideia de que motivar funcionários está relacionado somente a aumento de salário ou benefícios básicos. Claramente, estas duas características são importantes, entretanto, diversos estudos e cases comprovam que outros tipos de ações e estratégias são necessários para gerar real motivação profissional.
Nesse sentido, é bastante comum empresas realizarem algum tipo de atividade ou ação de incentivo a fim de aumentar a motivação de sua equipe de trabalho.
Dependendo do tipo de ação e de suas particularidades, esses esforços costumam dar resultado, incentivando e estimulando os funcionários a alcançarem algum resultado durante o período da campanha de incentivo, o que gera a melhoria de seus desempenhos e nos resultados da empresa.
Acontece, no entanto, que os efeitos de tais esforços têm “data de validade”. Ou seja, o estímulo gerado durante a ação realizada, é o combustível para os colaboradores performarem melhor ao longo da ação, entretanto, após determinado período ele se acaba, o que resulta em desempenhos semelhantes ou inferiores aos praticados antes das ações.
Por mais que uma campanha seja bem realizada, ela precisa de ações de sustentação continuas e permanentes. Isto é, nesse sentido, podemos fazer uma analogia a grosso modo e dizer que a motivação de uma equipe de trabalho é como se fosse uma atividade diária qualquer, como um banho, por exemplo. Tomamos todos os dias para nos mantermos sempre limpos.
Motivação profissional, portanto, requer processos e esforços contínuos a fim de que ela se mantenha operante e que contribua ao alcance de resultados, de fato, significativos em um longo período por parte de seus funcionários.
Para manter a motivação da equipe, os gestores precisam ter uma visão macro e a longo prazo acerca da empresa e de seus funcionários. Traçar estratégias por meio de ações constantes, muito bem estruturadas, para que em um momento se torne uma cultura dentro da empresa.
Vimos em post recente aqui no blog, o exemplo da Walt Disney World, case de sucesso exatamente nessa arte de gerar uma cultura de motivação nos funcionários. Walt Disney conseguiu estabelecer esta cultura porque criou ações anuais, mensais e diárias voltadas para os seus colaboradores, a fim de manter a motivação da equipe e conservar um ambiente agradável, para que ela realize o melhor atendimento possível para encantar os visitantes do parque.
Um recurso que tem ajudado gestores a manter equipes motivadas dentro de suas empresas são as campanhas de incentivo, uma estratégia que é baseada nos pilares: motivação, reconhecimento e recompensa.
Essas ações permitem, dentro de uma relação período/constância, manter a motivação entre os colaboradores por meio de metas, desempenhos superiores, feedbacks e premiações.
Muito mais que engajar funcionários, as campanhas de incentivos, quando bem realizadas e estruturadas, mantêm a motivação da equipe em um estado vigente por um longo período e colaboram também para a melhoria do ambiente corporativo, uma vez que estimulam a competitividade saudável e o trabalho em equipe entre os colaboradores.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial