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Categoria: Dicas

10/02/2015

Como manter a motivação da equipe de trabalho

Mais importante que motivar é saber como manter a motivação da equipe de maneira contínua e permanente. 

 

Como manter a motivação da equipe de trabalho

Alguns gestores ainda conservam a ideia de que motivar funcionários está relacionado somente a aumento de salário ou benefícios básicos. Claramente, estas duas características são importantes, entretanto, diversos estudos e cases comprovam que outros tipos de ações e estratégias são necessários para gerar real motivação profissional.

Nesse sentido, é bastante comum empresas realizarem algum tipo de atividade ou ação de incentivo a fim de aumentar a motivação de sua equipe de trabalho.

Dependendo do tipo de ação e de suas particularidades, esses esforços costumam dar resultado, incentivando e estimulando os funcionários a alcançarem algum resultado durante o período da campanha de incentivo, o que gera a melhoria de seus desempenhos e nos resultados da empresa.

Acontece, no entanto, que os efeitos de tais esforços têm “data de validade”. Ou seja, o estímulo gerado durante a ação realizada, é o combustível para os colaboradores performarem melhor ao longo da ação, entretanto, após determinado período ele se acaba, o que resulta em desempenhos semelhantes ou inferiores aos praticados antes das ações.

Por mais que uma campanha seja bem realizada, ela precisa de ações de sustentação continuas e permanentes. Isto é, nesse sentido, podemos fazer uma analogia a grosso modo e dizer que a motivação de uma equipe de trabalho é como se fosse uma atividade diária qualquer, como um banho, por exemplo. Tomamos todos os dias para nos mantermos sempre limpos.

Motivação profissional, portanto, requer processos e esforços contínuos a fim de que ela se mantenha operante e que contribua ao alcance de resultados, de fato, significativos em um longo período por parte de seus funcionários. 

Para manter a motivação da equipe, os gestores precisam ter uma visão macro e a longo prazo acerca da empresa e de seus funcionários. Traçar estratégias por meio de ações constantes, muito bem estruturadas, para que em um momento se torne uma cultura dentro da empresa.

 

Mas o que é exatamente essa cultura de motivação?

 

Vimos em post recente aqui no blog, o exemplo da Walt Disney World, case de sucesso exatamente nessa arte de gerar uma cultura de motivação nos funcionários. Walt Disney conseguiu estabelecer esta cultura porque criou ações anuais, mensais e diárias voltadas para os seus colaboradores, a fim de manter a motivação da equipe e conservar um ambiente agradável, para que ela realize o melhor atendimento possível para encantar os visitantes do parque.

 

Como criar essa cultura de Motivação?

 

Um recurso que tem ajudado gestores a manter equipes motivadas dentro de suas empresas são as campanhas de incentivo, uma estratégia que é baseada nos pilares: motivação, reconhecimento e recompensa.

Essas ações permitem, dentro de uma relação período/constância, manter a motivação entre os colaboradores por meio de metas, desempenhos superiores, feedbacks e premiações.

Muito mais que engajar funcionários, as campanhas de incentivos, quando bem realizadas e estruturadas, mantêm a motivação da equipe em um estado vigente por um longo período e colaboram também para a melhoria do ambiente corporativo, uma vez que estimulam a competitividade saudável e o trabalho em equipe entre os colaboradores.

 

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

 

 

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