16/12/2014
Apenas oferecer prêmios aos colaboradores não significa que se fez uma campanha de incentivo. O conceito de Marketing de Incentivo e a sua prática são muito mais complexos e amplos que isso, pois o eixo dessa estratégia gira em torno do equilíbrio entre desempenho, premiação e reconhecimento. É esse equilíbrio que irá estimular as pessoas a ficarem concentradas a maior parte do tempo nos objetivos propostos.
Uma campanha de incentivo para ser bem realizada requer uma série de fatores que não podem ser deixados de lado no momento de sua criação. Em primeiro lugar, é necessário que se saiba bem os motivos pelos quais está se fazendo a campanha. Ela pode ser realizada, por exemplo, para ajudar a alavancar ou lançar um produto, uma linha inteira de produtos, ou várias marcas; motivar pessoas; levar à conquista de novas contas; suplantar a concorrência; e muito mais. É preciso saber qual é a necessidade mais urgente da empresa, pois isso irá influenciar diretamente na estrutura da ação, em termos de mecânica, periodicidade, metas, público alvo etc.
É, principalmente, por meio da descoberta destes itens principais que uma boa campanha de incentivo é elaborada. A partir daí, será necessário que se tenha uma visão macro acerca da empresa e de seus colaboradores para colocar as ideias no papel e planejar minuciosamente cada etapa da campanha.
O planejamento é o item principal de uma ação de marketing de incentivo. É por meio dele que podemos garantir a efetividade nos resultados propostos, pois, assim como qualquer outra ação de marketing, o planejamento de cada etapa da campanha auxiliará o gestor para que ele possa impulsionar a ação na direção correta, antecipar-se a potenciais problemas e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias, pois qualquer campanha está em processo constante de adaptação.
Esse processo gerencial é ferramenta fundamental para uma organização e a sua campanha de incentivo, na medida em que permeia os processos de gestão compostos por visões, previsões, estratégias, controles, definições e principalmente motivação.
Vale salientar, entretanto, que essa motivação deve partir de cima, ou seja, é importante a liderança estar comprometida e envolvida com o processo e a estratégia planejada para que os resultados sejam satisfatórios e que os desvios observados sejam uma oportunidade de aprendizado e reposicionamento.
De forma simplificada, o planejamento de uma campanha de incentivo leva em conta diversas condições internas e externas da empresa e deve possuir etapas baseadas em processos gerenciais e estratégicos. São elas:
- Estipulação da verba a ser investida;
- Diagnóstico;
- Fixação de objetivo e metas;
- Definição do Público Alvo;
- Análise de dados históricos e perfil do grupo que será incentivado;
- Criação de um tema de impacto;
- Definição das métricas de avaliação;
- Escolha da premiação e a forma como será entregue;
- Definição dos tipos de reconhecimentos a serem trabalhados;
- Criação do regulamento;
- Definição do período da campanha;
- Definição das formas de comunicação e abordagens;
- Criação de um cronograma de peças e ações motivacionais;
- Preparação do lançamento da campanha;
- Manutenção;
- Finalização da campanha;
- Análises finais;
- Cálculo do Retorno Sobre Investimento.
Seguindo essas etapas e criando um bom planejamento, certamente você saberá como realizar uma campanha de incentivo de sucesso. O mercado de incentivo é cheio de grandes oportunidades e a partir dele com certeza você poderá encontrar uma ação que possa gerar resultados significativos para a sua empresa, aumentando a produtividade de seus colaboradores, criando uma cultura de competição saudável, trabalho em equipe e reconhecimento entre eles para que a somatória do trabalho realizado traga grandes resultados para a sua empresa.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial