09/12/2014
A Europcar é uma rede de empresas de aluguel de automóveis. Uma de suas sedes em Santiago no Chile criou uma campanha de incentivo que foi uma das vencedoras no prêmio “Circle of Excellence Award for Employee Engagement” principalmente por seu apelo desafiante e os resultados alcançados diante de grandes crises.
A ação da Europcar, realizada no mesmo ano em que ocorreu um dos maiores terremotos do Chile e uma das piores crises no setor a qual a empresa atua, teve como conceito principal a superação de desafios e um mote relacionado com espírito aventureiro, inclusive todas as peças de comunicação buscavam enfatizar justamente este ponto.
Os desafios, causados pela campanha, visaram proporcionar a cada colaborador um senso de competitividade e a aspiração em atender as metas de vendas para superar todos os percalços que afligiu a todos na empresa e no país, tendo como objetivo principal impulsionar as vendas, empregando uma campanha com um conceito que pudesse fazer alusão ao momento a qual os profissionais estavam vivendo e mostrá-los que todos aqueles obstáculos poderiam ser superados, ultrapassando as barreiras e convertendo os fatores negativos em positivos.
O público alvo da campanha foi uma força de trabalho formada principalmente por jovens do sexo masculino localizados em Santiago e escritórios regionais em todo o Chile, e os focos da estratégia ao impactar este público foram:
-Alcançar a meta de vendas da empresa no ano;
-Minimizar o impacto negativo da crise do setor e do terremoto no país;
-Melhorar o ambiente de trabalho da força de vendas.
Embora originalmente tenha sido programado para começar em março, o terremoto de 27 de fevereiro atrasou o lançamento da ação. Somente depois de ter superado o impacto do terremoto e remodelado o programa, transformando as dificuldades daquele período em desafios, é que a ação foi lançada, com estreia em abril e desfecho no fim de ano, no mês de dezembro.
Os participantes da campanha receberam kits contento material para aperfeiçoar o argumento de venda, manual de melhores práticas, catálogos de prêmios e folders explicativos mostrando minuciosamente as regras, a estrutura e a mecânica da campanha.
Os participantes representavam três grupos diferentes de hierarquia: auxiliares de escritório (motoristas, equipe de limpeza, etc.), os executivos de vendas e gerentes de escritório. Em uma base mensal, cada escritório teve três metas de vendas para alcançar. Cada meta tinha três opções de prêmios para cada grupo. Se o escritório de vendas atingiu os seus objetivos, todo mundo ganhou pontos que podiam ser trocados por prêmios no site da campanha.
Além disso, os familiares dos colaboradores também foram convidados a entrar na ação, participando de concursos relacionados a fotografia, poesia e desenho, a fim de melhorar o ambiente não só da empresa, mas também do lar de seus funcionários.
Todos os vencedores da campanha foram reconhecidos durante celebrações realizadas em seus respectivos escritórios e os colaboradores com os principais resultados receberam viagens para destinos aventureiros no Brasil como Cataratas do Iguaçu, Dunas de Natal e a região amazônica do norte do pais. Cada etapa da campanha e principalmente o seu desfecho foi publicado no boletim mensal de notícias da empresa, não só no Chile, mas também em todos os escritórios da empresa espalhados pelo mundo.
No fim do programa foi realizada uma minuciosa análise dos efeitos da campanha e uma pesquisa entre os participantes. Os resultados foram impressionantes:
- 100% dos participantes elegíveis participaram do programa;
- A meta de vendas do ano foi atingida, apesar de todas as crises;
- 94% dos participantes avaliou a campanha como “boa” ou “excelente”;
- 92% dos participantes concordaram que a campanha teve um impacto positivo sobre o ambiente de trabalho;
- 86% dos participantes concordaram que as comunicações foram suficientes para motivar no cumprimento de metas;
- 80% dos participantes concordaram que as metas estabelecidas para cada campanha foram um desafio, porém alcançáveis.
Este case é sem dúvidas um grande exemplo de superação de limites, evidenciando, portanto, que o aumento da capacidade humana por meio de um programa de incentivo bem realizado certamente pode trazer muitos benefícios às empresas, estimulando a competitividade saudável entre equipes, identificando problemas, obstáculos e bloqueios profissionais, contribuindo para a superação de convicções limitantes, e aumentando o equilíbrio e a harmonia do clima organizacional.