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04/12/2014

Como melhorar o índice de turnover

Como melhorar o índice de turnover

O termo turnover é designado para mensurar o nível de rotatividade de pessoal, ou seja, a entrada e saída de colaboradores em uma empresa. Essa métrica tem sido uma grande preocupação das companhias, pois quando a ocorrência de rotatividade se torna constante  impacta diretamente nos resultados da organização, gerando enormes custos e retrabalhos. O valor médio gasto com recrutamento, contratação e treinamento de um funcionário é tipicamente 150% do seu salário anual. Isso inclui a indenização por demissão, tempo de férias, recrutamento, nova contratação, papelada, entrevistas e nova orientação de contratação e treinamento.

De acordo com Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, em entrevista ao site Canal RH, o turnover ideal para empresas é somente aquele necessário para a renovação do corpo profissional. Quando o índice passa desse limite um sinal vermelho deve ser aceso na gestão da empresa, sendo fundamental nesse momento detectar quais as razões que estão levando os funcionários a deixarem a organização.

Uma das principais ferramentas para poder analisar tais ocorridos é a entrevista de Saída. Ao optar por essa estratégia você poderá colher muitos dados, pois os funcionários geralmente se sentem livres para serem mais sinceros e honestos durante esse momento. A partir desses dados você poderá desenvolver um diagnóstico e refletir insights para combater os fatores que geram índices negativos de rotatividade, que geralmente estão diretamente ligados ao ambiente de trabalho, à remuneração, aos benefícios e principalmente à motivação.

Antes de mais nada, é preciso ter critérios de contratação muito bem estabelecidos, pois o primeiro fator determinante em um índice de turnover baixo é um recrutamento bem realizado. Outra questão importante a ser observada é a existência de planos de carreira e treinamentos na companhia, e como esses esforços estão sendo trabalhados, pois o desenvolvimento e a capacitação na empresa é uma das principais necessidades atuais de profissionais, sobretudo da Geração Y.

Questões salariais e benefícios também são de suma importância na formação do índice de turnover. Empresas que oferecem participação nos resultados, por exemplo, costumam ser mais desejadas entre profissionais, motivando o funcionário a produzir mais e melhor, e também  tornando-o mais engajado dentro da organização.

Também é essencial nesse momento, comparar o salário que você oferece com os de outras empresas. De nada adianta ter bons recrutamentos, treinamentos e capacitações se não oferecer um salário adequado, você poderá se tornar um formador de mão de obra para os concorrentes, desenvolvendo profissionais para ele ir colocar em prática suas aptidões contra você.

Todos esses fatores técnicos e práticos são muito importantes, no entanto, no mercado competitivo e nivelado atual a qual vivemos, o que influenciará de maneira efetiva no índice de turnover na empresa é a motivação dos funcionários.  Estudos comprovam que os principais fatores que geram a retenção e o engajamento de profissionais estão diretamente ligados a questões motivacionais.

Os principais elementos que geram a motivação nos funcionários são premiações e reconhecimento. No entanto, as ações direcionadas à motivação são as mais variadas e dependem da realidade de cada organização, bem como dos objetivos almejados. 

Há companhias que promovem treinamentos direcionados aos seus gestores, como cursos de coaching, uma saída bastante procurada por organizações que pretendem melhorar o ambiente de trabalho e estimular o crescimento do potencial humano, visando à melhoria de todo o rendimento da equipe e a retenção de talentos.  

Outras companhias, como por exemplo a Schweppes, apostam em campanhas de incentivo focadas em reconhecimento social. O Schhhwepic, case vencedor do prêmio “CircleofExcellenceAward for Employeeengagement foi uma campanha realizada pela marca a qual o grande desafio dos participantes foi receber reconhecimento de seus companheiros, pois a cada reconhecimento recebido o colaborador acumulava pontos, que posteriormente eram trocados por premiações.

Campanhas de incentivo como estas têm sido cada vez mais implantadas pelas empresas com o objetivo de manter o colaboradores motivados. Organizações que oferecem desafios a sua equipe, e os recompensam pelos resultados alcançados, transformam-se em bons ambientes para se trabalhar.

Esta estratégia, quando bem realizada, estimula a competitividade saudável entre funcionários, mostrando aos seus colaboradores uma preocupação e um interesse real por parte da empresa em impulsioná-los e estreitar relacionamento com eles, assim, motivando-os no dia a dia, o que contribui ativamente na retenção de talentos e na diminuição do índice de turnover.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela SSK Análises Mercadológicas  junto às 500 maiores empresas brasileiras, em 2013 as organizações investiram em campanhas de incentivo 16% a mais que o ano anterior, e em 2014 e 2015 a tendência é que esses números aumentem ainda mais.

Você já mensurou o índice de turnover da sua empresa em 2014? Caso esteja acima do esperado este é um ótimo momento para refletir sobre os resultados e traçar as estratégias para diminuir esse índice o ano que vem, pois é exatamente nesse período do ano que a maior parte das empresas estão planejando as ações do próximo ano. Se caso opte por realizar uma campanha de incentivo, estratégia excelente para melhorar tais resultados, talvez esta matéria aqui do blog sobre dicas básicas para montar uma campanha o ajude. 

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