06/11/2014
A competição entre colaboradores sempre foi estimulada e considerada benéfica no universo corporativo. No entanto, um ambiente carregado de conflitos, instigados por disputas pessoais, pode acabar prejudicando o desenvolvimento do trabalho em grupo e impedindo um maior rendimento dos profissionais.
A competitividade dentro da corporação deve ser incentivada, porém, sempre com gerenciamento atento e focado no equilíbrio. Os conflitos gerados por características pessoais, estilos comportamentais ou qualquer outro aspecto psicológico a competição não é saudável para a empresa nem para os funcionários. Para estimular a competitividade na medida certa, é preciso, antes de tudo, incentivar a cooperação e a produção em equipe, mas ao mesmo tempo deixar claro para todos que eles devem individualmente ter ambição de crescer na empresa e na carreira, pois serão recompensados por isso.
Essa linha tênue entre trabalho em equipe e competitividade individual deve ser tratada com extremo cuidado. É fundamental que se conheça a fundo os diferentes perfis dos membros da equipe e assim utilizar a estratégia certa para obter os melhores resultados. Decisões corretas sobre pessoas exigem conhecimentos de suas individualidades e de como as habilidades de cada um podem ser reconhecidas e utilizadas da melhor maneira.
O ser humano deve ser visto e valorizado. Sem dúvida, algumas das maiores necessidades da natureza humana são: sentir-se importante, ser reconhecido e ser valorizado. Nesse sentido, para desenvolver competitividade no ambiente corporativo e estimular o trabalho em grupo, o ideal é criar uma estrutura de motivação baseada em regras muito bem definidas, critérios meritocráticos e principalmente reconhecimento.
Se não houver essa base estrutural, a competição acaba sendo prejudicial para o profissional e para todos que se relacionam com ele no ambiente de trabalho. Um exemplo prático disso pode ser aplicado quando diversos colaboradores disputam entre si um cargo superior. Em uma empresa sem regras claras e critérios obscuros a disputa se torna uma “guerra” e o clima organizacional – e consequentemente, a produtividade – são intensamente comprometidos. Em uma empresa meritocrática as pessoas continuam a trabalhar em equipe e vencerá quem apresentar os melhores resultados e, claro, se enquadrar melhor no perfil e nas habilidades que o cargo exige.
Além desses fatores é muito importante ter ações de competição passageiras para não gerar desgaste no dia a dia. A competição natural é benéfica, porém quando se torna obsessão, todos da equipe têm a perder. Por conta disto, para estimular a competitividade saudável entre colaboradores, companhias em todo o mundo fazem uso crescente das campanhas de incentivo.
Campanhas de incentivo oferecem às empresas meios de estimular a competitividade entre colaboradores e ao mesmo tempo o espírito de trabalho em equipe, pois, por meio de uma campanha bem estruturada, os participantes se sentirão dentro de uma competição saudável. É como no esporte, os participantes serão adversários apenas dentro do jogo, fora dele o relacionamento entre os mesmos permanecerá o mesmo. Além disso, ações como estas mostram aos seus colaboradores uma preocupação e interesse em impulsioná-los e estreitar relacionamento, potencializando suas habilidades.
O mercado de incentivo é cheio de grandes oportunidades e a partir dele certamente você poderá encontrar uma ação que possa gerar resultados significativos para a sua empresa. Existem diversas formas de como estruturar uma campanha a fim de estimular a competitividade de modo saudável, as mecânicas podem ser pautadas em competições e reconhecimentos individuais, departamentais, setoriais, ou até globais. Esses mecanismos são fundamentais para criar uma cultura de competição, trabalho em equipe e reconhecimento entre colaboradores para que a somatória do trabalho realizado de 1+1 produza algo maior que 2.