21/10/2014
É comum que, ao final do ano, as pessoas parem para refletir sobre o que foi feito nos meses anteriores e o que é possível realizar durante o ano que se inicia. Não é diferente no que diz respeito à carreira profissional.
Profissionais de quaisquer segmentos fazem planos de carreira baseados em sua atual colocação no mercado, seja pensando em ascender ou em se estabilizar na empresa. Porém, apesar dos objetivos dos profissionais serem semelhantes, a experiência adquirida ao longo dos anos faz com que eles passem a enxergar as metas de maneiras distintas.
Diferentemente do que se pensa, o número de profissionais que já estão satisfeitos com seus cargos no trabalho é muito alto. Um novo estudo da CareerBuilder, maior site de emprego dos Estados Unidos, revela que apenas um terço dos trabalhadores (34%) estão interessados em ascensão a cargos de liderança na organização e apenas 7% ambiciona títulos de gerência ou diretoria.
Constatou-se no levantamento que a maioria dos trabalhadores (52%) dizem que estão simplesmente satisfeitos em suas funções atuais, enquanto 34% estão preocupados com uma posição mais elevada. A pesquisa, conduzida pela Harris Poll, baseou-se nas respostas de 3.625 trabalhadores do setor público e privado e cobriu uma ampla gama de segmentos, tamanhos, bem como os níveis de lucro das empresas.
Levando em consideração este panorama e o fato de o plano de carreira e a ascensão profissional serem um dos principais fatores de motivação e retenção de talentos, como podemos motivar esses colaboradores já satisfeitos com as suas posições dentro da empresa para que eles continuem exercendo bem a função que já exercem hoje? Vejamos alguns itens fundamentais que vão auxiliá-lo nesta tarefa:
- Criação de níveis de um mesmo cargo
Uma empresa de telemarketing norte americana resolveu promover um atendente que estava se destacando na sua função para o cargo de líder. No entanto, o funcionário negou o pedido, alegando gostar de atender telefone e não ter interesse em maiores responsabilidades. Segundo, Henry Braithwaite, diretor da empresa, este foi um momento que eles passaram a diversificar suas estratégias de motivação e retenção de talentos.
A empresa concebeu uma estrutura de cinco níveis para os agentes de telefone, que avançavam nesses níveis de acordo com critérios de meritocracia. Essa estratégia, segundo Henry, foi muito eficaz, pois criou uma sensação de progressão na empresa por parte do funcionário, mas mantendo-o no cargo e desenvolvendo as funções que ele deseja.
- Campanha de Incentivo
Campanha de incentivo é o principal meio de motivação nas empresas, estimulando a competitividade saudável entre funcionários, aguçando sempre os melhores resultados e reconhecendo colaboradores que realizam o trabalho com excelência. Além disso, essa estratégia irá mostrar aos seus colaboradores uma preocupação e um interesse real por parte da empresa em impulsioná-los e estreitar relacionamento com eles.
Empresas que oferecem desafios aos seus colaboradores, e os recompensam pelos resultados alcançados, transformam-se em bons ambientes para se trabalhar. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela SSK Análises Mercadológicas junto às 500 maiores empresas brasileiras, em 2013 as organizações investiram em campanhas de incentivo 16% a mais que o ano anterior, e em 2014 a tendência é que esses números aumentem ainda mais.
- Redução do nível de estresse
Existem vários fatores que contribuem para o aumento do estresse na empresa, mas os principais estão diretamente ligados ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, alguns pontos devem ser levados em consideração:
1 – Reveja a carga horária dos seus colaboradores, pois, excesso de horas extras afetam diretamente o desgaste físico e emocional do trabalhador.
2 – Certifique-se também que seus funcionários possuam as ferramentas adequadas para o desenvolvimento do trabalho, como mobiliário adequado com qualidade ergonômica.
3 – Tenha uma sala de descanso agradável para o momento de repouso dos seus colaboradores. A correria e o estresse do dia a dia afetam o físico e o emocional de qualquer pessoa, com uma sala de descanso agradável o funcionário poderá dar uma “pausa” em sua carga horária para relaxar e voltar às tarefas com “força total”.
4 – Considere ter regras menos rígidas no dia a dia dos colaboradores. Flexibilize para que o pessoal possa se sentir à vontade com as regras, estabeleça restrições, mas nunca proibições. Experimente práticas como a flexibilização de horários, acesso à internet e incentive a prática de esportes.