02/10/2014
Pesquisas mostram que repressões e punições têm pouco efeito sobre a mudança de comportamento sobre a segurança no trabalho, e esforços positivos, como recompensa e reconhecimento, geram mudanças de comportamento consistentes e contínuas.
Criar campanhas de incentivo voltadas para a segurança no trabalho pode gerar uma cultura de prevenção para toda a empresa, não deixando essa responsabilidade apenas para um departamento, difundindo, assim, o espírito de segurança e prevenção para todos os colaboradores. A modificação do comportamento através de motivação, recompensa e reconhecimento estimula e inspira os funcionários a se envolverem, identificando e eliminando perigos para criar um ambiente de trabalho seguro.
Uma campanha de incentivo devidamente estruturada irá motivar os funcionários, concentrando-se principalmente sobre comportamentos proativos, identificando riscos, relatando comportamentos inseguros, tomando decisões corretivas, e realizando ações analisando a causa raiz do incidente. Ou seja, transforma cada funcionário em um recurso de segurança.
Esse tipo de esforço é muito mais importante para a organização do que podemos imaginar. Estudos recentes relatam que nos Estados Unidos a perda com produtividade por acidentes e problemas relacionados à segurança gera um déficit de aproximadamente 300 bilhões de dólares por ano.
De acordo com Carrie Greene, especialista em Coaching e Gestão de Pessoas, há vários elementos que devem ser abordados para garantir que uma campanha de incentivo voltada para a segurança no trabalho seja bem sucedida e em conformidade. São elas:
Parceiro profissional
Em primeiro lugar, é muito importante uma parceria com uma empresa de marketing de incentivo qualificada, que tenha amplo conhecimento e experiência na área, que tenha plataforma online customizável, variedade de premiações e inclusive logística própria, e que seja um parceiro que possa te auxiliar desde o planejamento até a análise dos resultados.
Planejamento
É por meio desta função que partem todas as ações previstas da campanha, a partir dela também temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do que queremos e o que não queremos. Muitas vezes, campanhas de incentivo nascem com propósitos a partir da vontade dos seus gestores, que nem sempre estão comungadas com as de seus funcionários. O ideal é levar em consideração os dois lados e realizar um planejamento pensando no bem comum e principalmente nos propósitos de segurança da organização.
Objetivos
Os objetivos estabelecidos para os funcionários e para a campanha devem ser claros. Certifique-se que todos saibam e possam expressar exatamente o que se espera deles. É imprescindível a utilização da visão SMART (Specific – específico, Measurable – mensurável, Attainable – atingível, Realistic – realista, e Timely – oportuno). Lembre-se: “o que é medido é realizável”. As metas estipuladas na campanha devem ser publicadas e de fácil acesso, e a administração deve ser continua e incutir os objetivos através de uma comunicação consistente.
Consistência
Os objetivos da empresa devem permanecer como uma prioridade mensal, semanal e até mesmo diária na mente dos funcionários. Consistência de recompensas e reconhecimento vai manter os participantes envolvidos, eles vão começar a olhar para a frente o tempo todo, uma vez que saberão que vão receber sua recompensa por um trabalho seguro e bem feito.
Estímulo da participação
A campanha deve fornecer aos funcionários um local para notificar observações, sugestões e potenciais riscos, sem medo de represálias. Não cometa o erro de criar a cultura da culpa, mas sim criar uma cultura de contribuição. Além disso, o programa deve ser justo e equitativo a todos os participantes. Não implemente mecânicas que criam uma sensação de sorte ou acaso. Evite metodologias que premiam vencedores aleatórios, como sorteios ou concursos. Estes podem criar a reação inversa e desmotivar os funcionários. O ideal é criar uma estratégia que os participantes sintam que tenham a capacidade de controlar o seu próprio destino. Isso gera envolvimento e influência.
Treinamento
Considere treinamento como uma parte essencial da sua campanha. Ela deve ser vista como um investimento e não como uma despesa. No entanto, antes de ministrar treinamentos, conheça os riscos básicos de cada função e prepare material específico (slides e impressos) para cada um deles, com os devidos riscos e medidas preventivas adotados e propostos pela empresa. Este material servirá como ferramenta para estimular os colaboradores a fim de atingir os objetivos e fazer o trabalho de forma segura e eficaz.
Valor
A recompensa deve refletir com precisão o esforço da ação do participante. Certifique-se que os objetivos propostos estejam equivalentes às recompensas e que o empenho dos funcionários seja recompensado a altura. Se um objetivo vai demorar muito tempo para ser realizado, maior deve ser o valor de sua recompensa.
Premiar e reconhecer
Não é só a recompensa que incentiva, o reconhecimento também é fundamental para gerar motivação por parte dos colaboradores. E a melhor maneira de mostrar o seu apreço é dando-lhes premiações valiosas (recompensa) e apresentá-los com o prêmio na frente da equipe (reconhecimento). Essas duas técnicas de motivação trabalham em conjunto, estabelecendo uma relação de confiança e um sentimento de apreço com cada colaborador, o que faz com que eles se sintam parte de algo muito maior do que um emprego.
Devemos nos atentar, portanto, que qualquer campanha de incentivo de segurança deve ser parte de uma cultura completa e abrangente de segurança global. “Cultura” é, fundamentalmente, comportamentos, atitudes e a opinião dos funcionários sobre as políticas de segurança da empresa. Uma campanha de incentivo não é uma correção de tudo, mas sim um dos acessórios principais para uma cultura de segurança já existente com envolvimento dos diversos setores da empresa com responsabilidade e comprometimento em todos os níveis e principalmente o apoio da diretoria.