Últimas publicações

Categoria: Dicas

21/08/2014

A importância da comunicação em Campanhas de Incentivo

1

No mundo corporativo é sabido que a importância da comunicação está além de apenas proporcionar troca de dados eficientes. A comunicação bem realizada possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir, estimular e alcançar melhores resultados para a empresa.

Segundo DahltonBennington, executiva especialista em marketing de incentivo, a comunicação é fundamental para o universo empresarial, sobretudo em ocasiões em que se pretende melhorar a qualidade e a produtividade de profissionais por meio de esforços como programas de incentivo. Para ela, o sucesso de uma campanha de incentivo estátotalmente vinculada àqualidade da comunicação da ação e dos indivíduos participantes.

Bennington explica que antes de pensar em realizar qualquer ação do tipo, deve-se inicialmente pensar na comunicação e como ela irá impactar os envolvidos, tendo sempre critérios claros e concisos e garantindo que o seu desempenho esteja alinhado com os objetivos da campanha e da empresa.

Durante todo o período da competição, segundo a especialista, é necessário ter informativos periódicos e constantes expondo rankings, desempenhos, estímulos e agradecimentos, pois estas comunicações não devem apenas realçar o desempenho do participante, mas também focar no incentivo e no estímulo que os participantes necessitam para impulsionarem seus desempenhos, garantindo, assim, o envolvimento dos mesmos.

À medida que o período da competição vai chegando ao fim, os esforços por parte dos participantes vão se acumulando e gerando um desgaste. Bennington, no entanto, explica que esta degradação é natural e aponta um caminho para superar essa dificuldade: “É necessário estimular a esperança de todos os participantes. Temos que garantir a expectativa deles para o desfecho, aumentando a comunicação e enfatizar que o grande momento está por vir. Isto pode ser feito por meio de reuniões ou comunicados eletrônicos. O importante é, neste momento, sempre focar nas premiações, de modo a despertar no participante aquele “gás final” para alcançar os objetivos.” E conclui: “Ao final do concurso é preciso reconhecer os ganhadores não só com premiações, mas principalmente enfatizar o seu desempenho. O ideal é realizar uma cerimônia e a cada premiação criar uma situação a qual os ganhadores se sintam prestigiados em público. As vezes o reconhecimento é muito mais importante do que a própria premiação.”

Deixe seu comentário

Posts Relacionados