05/08/2014
Segundo David Chittock, presidente da Incentra, empresa norte-americana de marketing de incentivo, a tecnologia neste segmento tem se tornado um grande diferencial, pois as plataformas em campanhas de incentivo têm evoluído muito nos últimos anos, principalmente no que se refere a mecanismos e funcionalidades.
David Chittock explica que cada campanha requer configurações e formatos muito singulares, mas que todas elas devem focar em três aspectos principais: computação de pontos, geração de recompensas e emissão de relatórios. E que cada uma destas funcionalidades devem proporcionar ao gestor praticidade, com o máximo de informações possível em um curto espaço de tempo.
“Uma boa plataforma, provida de tecnologia de última geração, fornecerá dados a qualquer momento da campanha, para que sejam realizadas análises rápidas e, com isso, proporcionar aos usuários atualizações em tempo real a fim de que práticas administrativas sejam facilitadas no caso de mudanças de regras, adições de novos produtos, ou qualquer alteração ou atualização que o programa venha a sofrer”, afirma o especialista.
Outra característica que plataformas de última geração trazem ao mercado é a qualidade de serem flexíveis. Chittock afirma que esta é uma característica que pode ser muito econômica para o cliente, uma vez que ele não terá que dispor de grande quantidade de valores monetários para destinar a serviços de programação a cada modificação ou personificação que a campanha se submeta. Isso torna a gestão descomplicada e dinâmica, contribuindo, assim, para uma melhor otimização, como por exemplo, uma alteração no layout de determinada página da plataforma para um grupo específico de pessoas que alcançaram determinado nível no programa.
Uma funcionalidade que auxilia neste tipo de dinâmica é o formato de mensuração que a plataforma proporciona. Segundo Chittock, as métricas utilizadas no programa são de estrema importância para o resultado final, e as alternativas de mensuração da plataforma possibilitam uma melhor análise. “Quanto melhor for o relatório de medida, melhor é o diagnóstico que se faz do retorno sobre o investimento”, conclui o executivo.
Com um olhar mais voltado para a experiência do participante de campanhas, Ira M. Ozer, presidente da EngagementPartners, empresa de endomarketing norte-americana, ressalta a importância da plataforma. Segundo ele, Há muitos elementos para assegurar o sucesso em programas de incentivo, mas os principais são simplicidade e inovação. O site deve ser visualmente organizado, simples de usar e, principalmente, vinculado com as mídias sociais.
“Fundamentalmente, o objetivo de um programa de incentivo é criar uma mudança de comportamento duradoura – em outras palavras, levar pessoas a inovar e ir além de seus níveis atuais de desempenho em suas funções. Para isso, é necessário ter novas plataformas tecnológicas dinâmicas e móveis que integram colaboração, treinamento e participação, o que infalivelmente conduzirá a efeitos de engajamento e resultados significantes”, concluir o especialista.
Fonte: Advancing the Science of Motivation and Incentives Through Research