10/07/2014
Storytelling tem se tornado um conceito muito popular em marketing ao longo dos últimos anos. Especialistas dizem que o conteúdo deve se concentrar em aumentar o envolvimento emocional do consumidor em relação à marca através das mídias sociais e histórias de marketing de conteúdo, bem como inciativas off-line que possam gerar experiências de marca por meio da imersão do público acerca de alguma história.
Segundo Pamela Rutledge, psicóloga especialista em Storytelling, a razão pela qual nós respondemos tão bem a esse tipo de conteúdo não se refere a tecnologias e plataformas, mas sim a uma predisposição no cérebro humano existente desde o início da civilização, sobre a qual nos sentimos necessitados em contar, ouvir e se inserir dentro de histórias. “Sempre vamos tentar encontrar uma conexão emocional sobre uma linha narrativa em todos os tipos de conteúdo ao nosso redor, inclusive no trabalho”, explica a autora do artigo “O Poder da Psicologia de contar histórias “.
No marketing de incentivo o objetivo deve ser contar uma história de realização. Para isso, criamos uma narrativa em que os participantes do programa podem imaginar-se como parte da história e parte do sucesso da empresa. Segundo especialistas a estratégia de comunicação deve incorporar seis importantes elementos narrativos:
1 – Configuração – Defina um palco para a história, atribua um tema no programa para ser inserido na imaginação, refletindo o tom e o estilo da organização.
2 – Herói! – Cada participante elegível deve ser um herói corporativo em potencial, capaz de enfrentar os desafios do dia a dia.
3 – Conflito – Na maioria das vezes pode ser o desafio de aumentar as vendas em um determinado período. Este conflito deve ser comunicado como o estímulo central do programa.
4 - Fases – Os participantes devem estar sempre em um processo contínuo, fase a fase, em direção ao objetivo. Cada etapa concluída deve ser celebrada, destacando sempre a recompensa final, para que o participante mantenha sempre em mente a premiação. Imagens das recompensas podem ajudar a manter os participantes com foco na direção correta.
5 – Climax – O momento que competição se aproxima do fim e muitos participantes estão à beira de alcançar seus objetivos é a etapa ideal para enviar comunicações finais para estimular as vendas de última hora ou esforço extra. O participante deve olhar a si próprio como um “guerreiro” que está prestes realizar o tão sonhado objetivo.
6 – Resolução – O programa acabou, os resultados computados, é hora de comemoração. Para os vencedores, a história deve chegar ao seu final feliz, incluindo o reconhecimento e a recompensa merecida – a partir de um cartão de presente ou uma premiação previamente estipulada. Para o restante do público, os aumentos de produtividade ou venda também devem ser motivo de comemoração. Vencedores Programa servirão como exemplos de como conseguir na próxima vez vivo.
Com a criação de uma Campanhas de Incentivo por meio de uma narrativa em que os funcionários podem se imaginar e se engajar e emocionalmente você poderá alcançar resultados surpreendentes.