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05/06/2014

Um Programa de Incentivo voltado para a segurança no trabalho

A Allied Waste possui mais de 20.000 funcionários que trabalham direta ou indiretamente na condução de caminhões e cargas, são funcionários na faixa etária de 20 a 60 anos, predominantemente do sexo masculino, com pouco ou nenhum acesso a computadores no trabalho e grande parte deles tendo o espanhol como sua primeira língua.

marketing de incentivo - segurança do trabalho

Objetivo:
A indústria como um todo está propensa a acidentes de trabalho e violações de segurança. Pensando nisso, a empresa foi a procura de novas formas para impactar seus colaboradores a fim de promover comportamentos de segurança no trabalho e reforçar o treinamento de prevenção de acidentes.

Plano:
O público-alvo primário deste programa foi classificado em dois grupos: Grupo A (motoristas, mecânicos e operadores de equipamentos pesados) e Grupo B (inspetores e demais trabalhadores); já o público secundário foram as famílias dos funcionários.

A Allied Waste achou fundamental para o sucesso do programa reconhecer a família dos funcionários como apoio da ação e criar veículos de comunicação que chegassem nas casas dos participantes para estimulá-los a abraçarem a campanha. Foi criado então, em 2005, o Dedicated to Safety (DTS), Programa de Incentivo para diminuir os problemas de segurança de trabalho da Allied Waste. No início da campanha, foram distribuídos “kits de lançamento” bilíngues para cada divisão participante. Cada kit continha manuais de instrução, cartas de boas-vindas, ficha de inscrição dos participantes, vouchers, cartazes, catálogos de prêmios, e diversos outros itens para explicar e divulgar o programa, inclusive um vídeo de treinamento.

Os participantes do Programa DTS foram mantidos envolvidos com comunicações regulares por meio de peças de comunicação bilíngues (Inglês e espanhol) e uma grande variedade de opções online e offline para participação e resgate dos prêmios. Catálogos de Prêmios  impressos e digitais foram publicados e distribuídos numa base semestral;  cartazes foram exibidos em áreas de alta visibilidade ao longo de cada unidade divisional;  boletins informativos personalizados foram distribuídos regularmente para gerentes e participantes, delineando as metas do programa, divulgando melhorias  e lembrando aqueles que ainda não participavam, a fim de engajá-los; cartas de agradecimento acompanhavam todos os carregamentos para agradecer os colaboradores pelo trabalho seguro e para reforçar os objetivos da iniciativa do programa; e levantamentos periódicos com a pontuação dos participantes eram divulgados para reconhecer e dar feedback para os participantes,  ajudando a mantê-los envolvidos em todo período do programa .

Ao longo do programa, os participantes tiveram a oportunidade de ganhar vouchers que eram resgatáveis on-line através de um site personalizado ou off-line utilizando o formulário na parte de trás do voucher ou no catálogo de prêmios impresso. Funcionários que não tinham quaisquer reclamações ou violações durante o mês anterior foram premiados por seus gerentes durante as regulares reuniões de segurança. O programa deu tão certo que para continuar com os positivos índices alcançados, viagens foram adicionados para criar adicional motivação entre os colaboradores.

Resultados:
O sucesso do programa foi evidente pela sensibilização absorvida pela maior parte dos participantes a respeito da segurança e principalmente pelos números. Houve uma redução significativa na taxa anual de frequência de acidentes, de reclamações, e de custos relacionados com a segurança. O enorme sucesso do programa de 2005 e 2006 levou ao desenvolvimento e lançamento de um novo programa de 2007 com opções aprimoradas de atribuição e ferramentas de comunicação.

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