12/03/2014
Motivar colaboradores é um constante desafio. Existem milhares de livros, CDs, workshops, seminários e artigos aos quais temos acesso e com os quais poderíamos analisar e digerir a respeito de como conseguir que os colaboradores façam o que o gestor espera que eles façam. Mesmo assim, tal assunto constitui um quebra-cabeça tão complexo que, mesmo durante toda a vida profissional desses gestores, nunca será resolvido.
O que é motivação?
Voltando ao básico, a motivação é definida como o processo que inicia, conduz e e mantém comportamentos orientados por objetivos. Ela nos leva a agir, seja nos levando a nos alimentarmos quando temos fome ou assistirmos a um curso de formação online para continuarmos nossa educação.
Trata-se de uma gama de forças sociais, emocionais, cognitivas e biológicas que criam o comportamento. No entanto, o senso comum nos diz que a motivação é usada para descrever o porquê um indivíduo faz alguma coisa. Por exemplo, uma pessoa pode estar tão motivada a se tornar uma enfermeira que além dos cursos necessários à profissão, pode gastar uma boa parte do seu tempo restante trabalhando como voluntária em um hospital local.
No princípio
O caminho para entender o que motiva as pessoas no trabalho iniciou-se com Frederick Herzberg na década de 1950 e 1960. Herzberg pesquisou as fontes de motivação dos funcionários e descobriu que as coisas que fazem as pessoas satisfeitas e motivadas no trabalho não são o mesmo tipo de coisas que as tornam desmotivados.
Se você perguntar a seus funcionários o que os torna infelizes no trabalho, que você pode obter respostas como: burocracia, remuneração e condições ou políticas e regulamentos. No entanto, o que Herzberg descobriu foi que, mesmo se você corrigir esses fatores que você não vai necessariamente acabar com uma força de trabalho motivada, porque as pessoas serão realmente mais estimuladas por um trabalho interessante, aumentando a responsabilidade e reconhecimento.
Uma pesquisa recente
Novas pesquisas sobre motivação no ambiente de trabalho mostram que o reconhecimento do colaborador importa mais do que recompensas financeiras. De fato, em um estudo financiado pela “Make Their Day and Badgeville” 83% dos colaboradores disseram que o reconhecimento por contribuições é muito mais gratificante do que qualquer outra recompensa. Essa uma tendência que está em crescimento.
Um relatório independente recente divulgado pela McKinsey & Company também revelou resultados semelhantes. O estudo da McKinsey & Company mostrou que o louvor, a atenção dos líderes, e oportunidades para liderar projetos foram os motivadores mais eficazes.
Relação Gestor-Colaborador
O estudo da “Make Their Day” também informou que 80% dos entrevistados disseram que trabalhar com pessoas que gostam é altamente motivador (isso aumenta a 90% para os funcionários com 36 anos ou mais).
Portanto, a relação gestor-colaborador é um fator chave para a motivação dos funcionários. Como diz o ditado: “As pessoas deixam os gestores, e não as empresas”. Isto vem de forças sociais e emocionais afetam o comportamento. A motivação dos colaboradores muda ao longo do tempo, do mesmo modo como as mudanças afetam as suas vidas, o que significa que a relação gestor-colaborador também precisa evoluir ao longo do tempo.
Treinando Gestores
Para tirar o melhor proveito da relação gestor-empregado é importante para dar aos gestores as habilidades necessárias para ser capaz de desenvolver as relações de trabalho que irão motivar seus funcionários. Gestão de pessoas não é uma habilidade natural de todos e muitas vezes o gestor foi promovido para o papel de um gestor de equipe, sem nenhum treinamento formal de gestão de pessoas.
Os gestores devem ser treinados para gerir pessoas da forma mais suave possível e se a organização da qual fazem parte possui um programa de recompensas, eles devem ser treinados para não só saberem como esse programa funciona, mas também para seguirem esse programa. Dessa forma, eles estarão prontos para reconhecer individualmente e prontamente os colaboradores e as equipes das quais eles fazem parte, de modo que o reconhecimento seja oportuno, genuíno e imediato.
Resumindo
As implicações para as organizações são dramáticas. Não só as equipes de liderança precisam manter-se atualizadas sobre as últimas pesquisas, mas quando se trata de contratar ou promover colaboradores para cargos de chefia as organizações precisam garantir que esses indivíduos possuem as habilidades necessárias para gerir e fomentar os tipos de relacionamentos que motivarão sua equipe.