19/02/2014
A logística sempre foi usada pelo homem, ainda que de maneira não totalmente consciente. Sempre houve uma necessidade de deslocamentos constantes dos nômades, que ocorriam em função de mudanças climáticas, procura por alimentos ou tribos rivais em regiões muitos próximas.
De origem grega, a palavra logistikos derivou a palavra do latim logisticus, que significam cálculo e raciocínio no sentido matemático. Por isso, a Logística esteve sempre presente nas guerras, pois o raciocínio para deslocamentos precisava ser feito de maneira lógica para que as tropas buscassem suprimentos e locais estratégicos. Um grande incentivador deste uso para fins militares foi Alexandre, o Grande. Ele conquistou a Grécia, a Pérsia e Índia, entre outros países. Ele tinha um planejamento estratégico forte, incluindo a Logística, usando de seu detalhado conhecimento dos exércitos inimigos e dos locais onde aconteceriam as batalhas, conseguindo tomar decisões analisando o sistema logístico para obter vitórias.
Alexandre, o Grande, utilizada de armazéns durante o trajeto de suas tropas, para que não faltassem suprimentos, o que fazia com que o deslocamento fosse mais rápido e otimizado. Hoje em dia, empresas possuem essa técnica de abastecimento.
Essa visão de que a eficácia nos deslocamentos das tropas e de tudo que é necessário para a guerra significa vitória, levou os Estados Unidos a liderar os Aliados na Segunda Guerra Mundial utilizando da logística para o dia “D”, ou o Dia da Vitória.
Durante os anos 60, as indústrias, principalmente dos Estados Unidos, começaram a implementar conceitos logísticos para armazenamento e distribuição física. Neste período, se iniciaram alguns estudos para aproveitar melhor e racionalizar espaços, bem como a distribuição física dos produtos para obter eficiência e lucro.
Na década seguinte, o país começou a apurar os custos de manutenção dos estoques para definir a melhor metodologia para o seu cálculo. No Brasil, os benefícios da Logística começaram a ser usado pela indústria automotiva, principalmente para a movimentação e armazenamento de peças e componentes.
Nos anos 80, os computadores trouxeram um avanço na Logística nos Estados Unidos e Europa, pois permitiam que os cálculos fossem realizados de forma muito mais rápida. Técnicas como Kanbam, JIT, MRP e outras foram desenvolvidas e a Logística se expandiu para o Marketing, a Produção e também a área de Vendas das organizações.
Os anos 90 foram marcados pela formação de mercados globais, como o Mercosul. Isso trouxe a expansão da Logística e conscientização de países da Europa e Ásia de que era importante não só para armazenagem e distribuição, mas também para a produção.
Com a evolução da informática, o acesso à programas de logística chegam no varejo e na indústria como um todo, permitindo um maior controle de seus estoques, sua produção e distribuição, de forma que reduzisse o prejuízo de forma otimizada.
A globalização estoura no mundo todo, trazendo o mercado a uma competição mais acirrada. Novas atividades surgem com o avanço de tecnologias e internet, como o e-commerce, que usa da logística para poder entregar o produto dentro do prazo estipulado e inteiro. Conceitos logísticos como Supply Chain, onde a integração passa a ser total entre o varejo, indústria e fornecedores para atender a reposição dos produtos sempre que necessária. Assim, as empresas conseguem uma redução no custo dos produtos, redução que pode ser repassada aos consumidores