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15/01/2014

Atacando os “5 mitos sobre o engajamento dos colaboradores.”

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O avanço nas ações que buscam o incentivar, premiar e aumentar o envolvimento dos colaboradores é claramente notado e tem se intensificado cada vez mais, com o decorrer dos últimos anos. Porém, ainda existem questionamentos e resistência  a esses métodos, mesmo em mercados onde os resultados são amplamente divulgados, como nos Estados Unidos por exemplo. Para desmistificar as questões principais, a empresa Michael C. Fina, especializada em incentivo e que atende o mercado norte-americano, desenvolveu um infográfico onde esses pontos são atacados e respondidos.

 

Mito 1: O dinheiro é o rei.

Como várias pesquisas e estudos recentes demonstram, o dinheiro (em salários, aumentos e recompensas como bônus, por exemplo) pode ser um fator para determinar o envolvimento dos colaboradores, porém, uma vez que o colaborador se sinta bem remunerado, recompensas intangíveis como apreciação, reconhecimento, entre outras, podem ser ótimos motivadores.

 

Mito 2: Programas de reconhecimento oferecem um baixo ROI.

Já é um fato comprovado em diversas situações, que organizações que investem em programas de incentivo e reconhecimento aumentam os gastos dos seus consumidores. Um melhor engajamento dentro da organização também pode render um aumento de receita em até 23%.

 

Mito 3: Cargos de alta performance não precisam de motivação extra.

Esses profissionais costumam ser bons em se auto motivarem, porém, caso não estejam motivados, podem acabar procurando outras oportunidades. Segundo as fontes da Fina, em 42% das organizações pesquisadas, os profissionais de baixo desempenho estão mais engajados que os de médio e alto desempenho.

 

Mito 4: Os gestores sabem envolver os seus colaboradores.

Estar em uma posição de gestão não significa que o profissional esteja familiarizado com a atividade de engajar e motivar os colaboradores a ele subordinados. As habilidades de engajar e motivar requerem treino e prática.
Segundo os dados da Fina, 28% dos gestores não estavam preparados para assumirem funções de gerenciamento e 58% dos gestores não receberam nenhum treinamento que visasse desenvolver as habilidades de motivação e criação de engajamento nos subordinados.

 

Mito 5: É difícil criar engajamento nos talentos da Geração Y

A imagem de profissional “imediatista e ambicioso” é fruto de um não entendimento por parte dos gestores em geral. O profissional da Geração Y procura reconhecimento e uma organização com os mesmos valores que os seus.

As chaves para mantê-los engajados são:

- Oferecer-lhes a oportunidade de trabalharem com gestores que eles respeitem e com os quais eles possam aprender.

- Oferecer-lhes a oportunidade de trabalharem com pessoas que eles gostem proporcionando também um bom ambiente de trabalho.

- Proporcioná-los um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Para saber mais, veja o infográfico da Michael C. Fina aqui em leia a reportagem da Incentive Mag aqui.

 

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