04/12/2013
É muito comum dentro da indústria do incentivo confundir as recompensas das ações de reconhecimento. Confira as dicas do especialista Roy Saunderson, Chief Learning Officer do Instituto de Gestão do Reconhecimento (EUA) para não misturar os conceitos.
1. Recompensas são tangíveis. O reconhecimento, não.
Materiais ou monetárias, recompensas são sempre algo que você pode tocar e atribuir um preço. O reconhecimento é muitas vezes invisível e de valor inestimável. Você pode dar o reconhecimento, sem que isso seja uma recompensa. Mas você nunca deve dar uma recompensa, sem reconhecimento.
2. Recompensa será sempre transacional. O reconhecimento deve ser sempre relacional.
Recompensas funcionam assim: se você fizer “X”, então terá “Y” em troca. O reconhecimento é muito mais de uma troca relacional entre as pessoas. Recompensas são ótimas para atrair pessoas para uma organização e reconhecimento é perfeito para mantê-los.
3. Recompensas são simplesmente consumidas. O reconhecimento é mais profundo.
Ao receber dinheiro ou um presente que normalmente é gasto, esse ativo será consumido até o fim. Em contraste, o reconhecimento é uma experiência de imersão total e um encontro pessoal do melhor tipo e que pode durar para sempre.
4. Recompensas são transferíveis. O reconhecimento, não.
Recompensas podem ser passadas de uma pessoa para outra e são de natureza temporária. O reconhecimento não pode ser tirado de alguém. Concentre-se em alcançar esse tipo de permanência através do reconhecimento ao usar o impacto momentâneo possível através de uma recompensa tangível.
5. Recompensas são condicionais. O reconhecimento vai muito além.
Recompensas são consequências muito dependentes com base em determinados termos ou condições. O reconhecimento, no entanto, tende a ser mais independente e não depender de um resultado derivado de ações específicas. Trata-se de mistura de rigidez e flexibilidade, ou pelo menos de saber quando usar em complemento ao outro.
6. As recompensas são esperadas. O reconhecimento é uma surpresa.
Parece que, com recompensas, buscamos uma situação previsível. Com o reconhecimento, por outro lado, você não tem ideia até que inesperadamente a recebe. Nunca deixe ninguém para baixo, não dando uma recompensa merecida. Aprenda a ser espontâneo celebrando as pessoas todos os dias.
7. Recompensas são econômicas. O reconhecimento é emocional.
Recompensas são um uso prudente dos recursos em toda a cadeia de produção, distribuição e de renda. Reconhecimento contrasta como um evento psicológico e emocional. Lembre-se de que o desempenho pode ser muito importante, mas leva ao risco de acabar com os sentimentos.
8. Recompensa é conduzida. Reconhecimento é focado no comportamento.
As recompensas são usadas para reforçar bons resultados. O reconhecimento pode acontecer a qualquer momento em que se percebem comportamentos positivos de um colaborador. As pessoas querem saber se estão fazendo o certo antes que o resultado final seja alcançado.
9. Recompensas são fixas. O reconhecimento é fluido.
Recompensas são rígidas e se baseiam na performance desejada e os retornos esperados. O reconhecimento tem o fluxo livre de uma pessoa para outra, e se expandiu de forma compartilhada com a equipe. Saiba quando cada um tem o seu lugar e use-as com sabedoria.
10. Recompensas são impessoais. O reconhecimento, não.
Recompensas têm pouca dimensão humana com base em métricas pré-definidas. O reconhecimento é diferente porque faz a conexão puramente humana, celebrando as pessoas por aquilo que fazem.
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