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Categoria: Dicas

23/09/2013

Criatividade e personalização: o segredo para premiar no fim de ano

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O fim de ano está chegando e já é hora de definir sua ação de relacionamento. Preparamos um especial com 9 Dicas de como premiar colaboradores e clientes com bom gosto e eficiência.

Um bom livro não se mede pela capa, assim como as coisas mais simples da vida podem ser as mais valiosas. Alguns ditados populares como estes podem dar uma pista para solucionar aquele antigo dilema que aflige boa parte das empresas no final do ano: como premiar clientes e colaboradores com algo diferente?

A WLC consultou empresas especializadas do mercado para avaliar quais são as novas tendências que ganham força nas estratégias de incentivo e premiação no fim de ano. Confira algumas ideias:

1)    O indivíduo é o que vale

Uma boa estratégia de incentivo não se resume mais a oferecer um produto bonito com o logotipo da empresa. As pessoas querem se sentir identificadas naquilo que estão recebendo. “Em um mundo tão virtualizado como de hoje, o simples fato de se receber algo físico já possui um valor enorme, mas pesa cada vez mais a individualização do produto. E as empresas deveriam ter em mente que o colaborador é tão estratégico quanto o cliente”, defende Cláudia Alvarenga, proprietária da Agência Presente, que desenvolve projetos de comunicação atrelados à oferta de brindes.

Ela lembra, por exemplo, de ação realizada para uma empresa de saúde para o Dia das Mães que envolveu não só as funcionárias com produtos individualizados, mas todos os familiares. “O impacto foi tão grande que houve uma demanda interna para fazer o mesmo no Dia dos Pais”.

Na mesma linha, Nara Cristina Nehemy, proprietária da Due&Co, empresa que comercializa itens sofisticados, como bolsas, bebidas e cristais, também salienta os valores positivos de campanhas individualizadas. Ela cita o case de uma construtora que, apesar da limitação de orçamento, ofereceu canecas para vários moradores de um bairro que seria impactado por um novo empreendimento imobiliário. “Embora fosse um presente simples, a empresa quis mostrar com um artigo de bom gosto que estava preocupada em se integrar com a vizinha. A ação acabou sendo um enorme sucesso”.

2)    O importante é ter uma mensagem

Quando surge a necessidade de criar uma ação de incentivo, premiação ou relacionamento, muitas empresas acabam dando mais atenção à ponta do lápis do que no contexto do que pretendem passar a funcionários e clientes. Ter criatividade – e saber muito bem com quem está falando – devem ser elementos indispensáveis na formulação da estratégia.

“O produto deve funcionar como o enredo de uma boa história, passando algo relevante para quem o está recebendo”, explica Cláudia Alvarenga. Ela insiste que as empresas devam considerar o impacto da mensagem, por meio de ações que revelem dinamismo e formatos personalizados, saindo do lugar comum. Para isso, nem sempre é necessário um alto investimento na peça final.

3)    Não abra mão da funcionalidade

Quando chega o fim de ano, o uso de produtos sazonais de maior valor agregado é uma solução de impacto para o sucesso da campanha. Camila Vidotti, superintendente comercial da WLC, destaca a importância de elaborar uma lista de itens que sejam úteis para as festas de Natal e Reveillon. “Isso é muito importante em campanhas de pontuação, nas quais o participante muitas vezes passa o ano todo juntando pontos para fazer um resgate maior nessa época do ano”, explica Camila. Por isso, uma tabela com boa oferta de brinquedos, equipamentos para férias e até vinhos e champanhes faz bastante sucesso. “Esse tipo de premiação dá resultado pela praticidade. Muitos participantes preferem pegar o produto em vez do voucher de compras, por exemplo, para não ter que ir ao shopping nessa época agitada do ano”, complementa.

4)    Não deixe para última hora

Qualquer que seja a opção para ações de final de ano, o ideal é não deixar para tomar decisões em cima da hora, sob o risco de inviabilizar estratégias mais criativas. “Eu recomendo que nada seja executado em cima da hora, pois a comparação com outras marcas pode ser prejudicial. Sempre que possível procure se antecipar um pouco ou surpreenda o público com uma ação criativa posterior à data comemorativa”, aconselha Claudia, da Agência Presente.

Camila Vidotti também enfatiza a importância no planejamento para alinhar da maneira mais eficiente a mensagem da campanha com a oferta de produtos. “Agora é o momento de fechar as listas de presentes, para iniciar a comunicação em outubro e iniciar a entrega a partir de novembro. Assim é possível criar campanhas de comunicação, como o e-mail marketing, que funcionam muito bem, com resultados melhores sobre a base de premiados”, diz.

5)    Custo conta, sem abrir mão da qualidade

Nara Cristina destaca que 2013 foi um ano duro para o mercado, com orçamentos mais enxutos, mas a exigência de produtos de qualidade acabou prevalecendo. “Pode ser até um item básico, mas não se deve abrir mão do acabamento e da apresentação”. Criatividade e bom gosto, portanto, caminham juntas em uma ação eficiente, mesmo com limitações de orçamento.

6)    Benefício digital, por que não?

No comando do escritório de São Paulo da Octagon, uma das maiores empresas de marketing esportivo do mundo, CláudioTeixeira opina:

“Sair do lugar comum é sempre um desafio, por isso estamos começando a avaliar soluções envolvendo o mundo digital, que são a grande novidade hoje. Entre as possibilidades estão a criação de jogos e aplicativos de celular que tragam benefícios e entretenimento para os clientes”.

7)    Presentes com sabor

Uma garrafa de uísque, relógio, gadget tecnológico… nem sempre é fácil escolher produtos exclusivos, principalmente quando se trata de colaboradores e clientes estratégicos, que demandam itens de maior valor agregado. A procura por produtos criativos também está atraindo empresas de outros segmentos para o mercado de presentes. É o caso da Rua do Alecrim, um empório de produtos gourmet, que comercializa kits gastronômicos personalizados.

Segundo explica a proprietária Iris Jönck, “há uma sensação de que as pessoas já têm de tudo, por isso muitas empresas têm nos procurado para oferecer novas experiências aos seus clientes, agora que está havendo a descoberta da cultura gourmet por um público muito maior no Brasil”.

8)    Ecológicos, com propósito

A procura constante por novidades revela o dinamismo do mercado de presentes brasileiro. Nara Cristina lembra que “esse tipo de presente faz sentido quando a ação tem um contexto que o justifique”, avalia.

9)    Pendrives, ainda eles

A funcionalidade, como lembra Camila Vidotti, continua pesando para o sucesso de alguns produtos usados em premiações. Um bom exemplo são os pendrives, que apesar do maior custo para ações massivas, seguem como vedetes do mercado de brindes. “A demanda por pendrives está muito forte este ano, faz parte de uma tendência por produtos que tenham utilidade no dia a dia”, calcula Cristiane Scatine, diretora comercial da EW Brindes. Ela também reforça o peso dos produtos sazonais de verão que possam ser personalizados pelas empresas, como toalhas de praia, nécessaires e artigos para práticas esportivas. “Sem dúvida, é o verão que puxa mais o interesse das empresas”.

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