28/08/2013
As novas ferramentas de redes sociais e internet estão ajudando as empresas a compreender melhor como pensam seus funcionários e as aspirações de seus consumidores.
Foi de uma iniciativa da Walk and Talk, empresa que desenvolve eventos de motivação, que nasceu uma pesquisa instigante sobre como as pessoas buscam satisfação no trabalho.
O levantamento, que ouviu 4.200 profissionais de todo o país, revelou que o brasileiro é movido por causas mais nobres do que se pode imaginar. E troca a recompensa financeira por mais valores na hora de cuidar da carreira.
A pergunta-chave da pesquisa foi:
Qual é a sua maior fonte de motivação?
Confira os destaques:
40% - Ter um propósito
30% - Acreditar nos próprios sonhos
11% - Inspirar os colegas
7% – Conquistar bens materiais
5% – Deixar um legado
O resultado da enquete, que contou com o apoio da plataforma online LeadPix Survey e da análise de Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, mostra o grande potencial das campanhas de incentivo para aumentar o engajamento no ambiente profissional.
Com base na pesquisa, podemos elencar 4 fatores de sucesso em campanhas de incentivo:
- Compensações não-financeiras despertam mais o espírito coletivo.
- O reconhecimento profissional contribui como inspiração para as equipes.
- Premiações lúdicas, como viagens, valorizam as aspirações do indivíduo, contribuindo para seu equilíbrio profissional.
- Destacar o profissional ou equipe ajuda a marcar o legado dos colaboradores dentro da empresa.