30/04/2013
Um salão de cabeleireiro oferece um workshop mensal, dando dicas grátis de maquiagem para clientes. No final, a chegada de novos clientes e a fidelização dos que já conheciam o salão acabam representando um saldo muito positivo, aumentando a venda de produtos.
O exemplo que citamos foi uma amostra de um programa de fidelidade. Mas o que ele realmente significa? O que está por trás dele?
Eis mais alguns exemplos práticos exibidos na reportagem do Jornal Hoje:
O artigo do site implantando marketing resume que “o cartão de fidelidade é uma forma consagrada de buscar a fidelidade dos seus clientes, ao permitir que estes recebam vantagens, descontos e benefícios crescentes conforme o aumento do volume de compras feitas no seu estabelecimento”.
Em sua essência, estes tipos de experiências agregam valor à vida dos clientes, constroem uma comunidade, ajudam sua empresa a se destacar e dão aos clientes razões para retornar.
Mesmo empresas de pequeno porte podem optar por programas e cartões de fidelidade. Eles são uma ótima ferramenta de negócio, já que demonstram a valorização do cliente, incentivam o retorno dele ao estabelecimento ou website e ajudam na coleta de informações sobre o seu público consumidor.
Outra dica é integrar seu programa às mídias sociais. É uma forma de tornar mais fácil o compartilhamento dos prêmios pelos clientes com seus amigos, gerando ações e opiniões online, contribuindo, assim, positivamente para o seu branding.
A tendência é que, no futuro, os programas se ampliem para a tecnologia mobile, tornando-se acessíveis para todos. O importante é manter-se criativo para que o seu cartão de fidelidade continue sempre sendo atrativo e especial para os clientes.
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