27/11/2012
Os preceitos de uma marca dizem muito sobre como ela direciona suas táticas de mercado e se relaciona com parceiros, clientes e fornecedores. É sua essência e missão para com o mercado e mundo.
A filosofia remete ao que ela irá oferecer, o que tem a dizer, como se porta e como será compreendida por terceiros. Quanto mais transparente e coerente, mais são as chances de sucesso.
Um exemplo que ilustra bem esta ideia é a Apple. Mike Markkula foi o criador da filosofia de marketing da empresa, ensinando os seguintes conceitos ao próprio Steve Jobs:
- Empatia: Ter uma conexão profunda com os sentimentos dos clientes. Jobs sabia o que as pessoas queriam antesdelas mesmas saberem, determinando seus sonhos e desejos.
- Foco: Ignorar todas as oportunidades que não tem importância ao nosso trabalho. Steve focou na área de inovação, lançando produtos como o Ipod e Ipad.
- Atribuição: Ter o melhor produto da mais alta qualidade, atribuindo as qualidades desejadas. Jobs era obsessivo por mínimos detalhes, como a embalagem e o layout interno dos computadores.
Dessa forma, partiu-se do princípio onde o objetivo da companhia era fazer algo em que se acreditava, com paixão e sempre em busca da excelência, como mostra um dos comerciais mais famosos da marca.
Implementar uma filosofia de marca é, portanto, primordial para motivar a trabalhos e realizações alinhadas e produtivas.
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