17/05/2012
Um dos fatores responsáveis pelo crescimento saudável de uma empresa é a motivação frequente de seus colaboradores. É muito importante que eles se sintam felizes e satisfeitos de fazerem parte do time daquela organização, pois isso contribui diretamente com o desempenho e os resultados.
Por esse motivo, há alguns anos, o mercado do marketing de incentivo veio crescendo de forma significativa no Brasil, conseguindo um amadurecimento e uma boa parcela do mercado de marketing. Empresas como McDonald’s, Itaú, Sky e L’oreal investem anualmente em campanhas de incentivo para estimular a motivação e envolvimento no trabalho, desenvolvendo o colaborador e promovendo recompensas e incentivos para que eles se destaquem.
Somente nos Estados Unidos, o Marketing de Incentivo movimenta anualmente US$ 127 bilhões. No Brasil, somente em 2006, foram movimentados cerca de R$ 2 bilhões. Atualmente, segundo pesquisa da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, 37% da ações de marketing promocional são atividades de marketing de incentivo.
E os benefícios dessa prática são diversos para a empresa e o principal resultado é o aumento da produtividade. Uma campanha de incentivo também permite que a organização avalie melhor a capacidade de suas equipes e times e desperte talentos, podendo desenvolver, reter – e claro, bonificar – os melhores colaboradores. E quando o objetivo da campanha é alcançado, a organização pode contar com trabalhadores satisfeitos, que por sua vez tem mais facilidade de comprometimento com os objetivos da empresa, aumentando a produtividade e melhorando o relacionamento com a equipe.